Congresso internacional sobre de educação discute cidadania e linguagens nesta quarta-feira, 25
Programação é totalmente on-line e participantes terão certificado ao final do congresso

Congresso internacional sobre de educação discute cidadania e linguagens nesta quarta-feira, 25

Ainda é possível se inscrever para assistir aos eventos realizados on-line dentro da programação

O início do 1º Congresso Internacional de Educação Escolar, realizado pela USP Ribeirão Preto, foi marcado por encontros, trocas e interação com mais de 4,9 mil inscritos. Tudo à distância nos eventos virtuais. 

Foram mais de 9,9 mil visualizações nas quatro atividades realizadas nessa terça-feira, 24, com participantes de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Também estiveram presentes pessoas de Portugal, Chile e Angola: interação além das fronteiras físicas, proporcionada pelo formato do evento, que é totalmente on-line.

Na manhã desta quarta-feira, 25, os encontros recomeçaram, com a participação de 12 convidados de diferentes universidades e instituições do Brasil, abordando temáticas que envolvem a Educação Escolar em cenário de pandemia, seus desafios, perspectivas e possibilidades.

O 1° Congresso Internacional de Educação Escolar, realizado por três departamentos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto, é gratuito e as inscrições continuarão abertas até o último dia de congresso, sexta-feira, 27. Os inscritos receberão certificados pela participação.

Programação

Nesta quarta-feira, 25, o educador, escritor e químico brasileiro Mozart Ramos começou as atividades com a palestra “A Educação Básica Brasileira”, abordando o cenário das políticas públicas de educação no País e trazendo os caminhos e alternativas possíveis para avanços na área. Mozart também trará considerações importantes sobre a implementação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Às 14h, a mesa-redonda “Educação e Cidadania”, terá a participação de Sandra Rita Molina, docente da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Vivian Batista da Silva, professora associada da Faculdade de Educação da USP e Luciana Romano Morilas, professora da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP).

As conversas prosseguem às 16h, com a mesa-redonda “Linguagens, Língua, Leitura e Letramento: o ensino e a aprendizagem em tempos de pandemia”, que terá como convidadas Giulia Crippa, professora do Departamento de Bens Culturais da Universidade de Bolonha (Itália), Márcia Cristina Argenti Perez, chefe, docente e pesquisadora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara, Maria Betânea Platzer, professora na Uniara, Maria do Rosário Valencise Gregolin, docente aposentada, colaboradora do Departamento de Linguística da UNESP Araraquara, Soraya Maria Romano Pacífico, professora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto e Luzmara Curcino Ferreira, pesquisadora em análise de discursos sobre a leitura e sobre o leitor brasileiro.

Às 19h, a mesa-redonda “Covid-19: mitos e verdades”, composta pelos médicos Rogério Dutra Bandos e Rubens Pereira dos Santos, irá encerrar o segundo dia de encontros, com considerações sobre a pandemia, seus impactos e mudanças sociais, sanitárias, econômicas, políticas e educacionais, com a proposta de refletir sobre essa doença inesperada, suas manifestações e repercussões.

Na quinta-feira, dia 26, o congresso recomeça às 14h, com a palestra “Educação e Perversidade em tempos de pandemia”, ministrada pelo professor, pesquisador, escritor, e químico Attico Chassot. 

As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas para quem se interessar pelos temas em discussão. 

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa do 1º Congresso Internacional de Educação Escolar


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: