"Entregamos uma rede mais organizada", avalia secretário de Educação

"Entregamos uma rede mais organizada", avalia secretário de Educação

Felipe Elias Miguel, secretário municipal de Educação de Ribeirão Preto, se encaminha para os últimos meses na gestão e fala sobre legado deixado e dificuldades enfrentadas

Em maio de 2019, o portal Revide cobriu a nomeação de Felipe Elias Miguel como novo secretário da Educação. Sob o título "Novo secretário diz que o problema da Educação é de gestão e não pedagógico", o texto revelava a pretensão de Miguel em dar celeridade às licitações e solucionar a falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nas escolas municipais. Passados cinco anos, preparando-se para deixar a pasta no dia 1º de janeiro de 2025, Miguel assegura que a deixa mais organizada e com boa parte dos problemas estruturais resolvidos.

 

Uma das metas do PME é oferecer educação infantil em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. Atualmente, quantas escolas de Ribeirão Preto oferecem esse tipo de ensino? É uma meta viável em 10 anos?

 

Quando você considera que as creches, todas já são em período integral. No geral, já passamos de 50% das escolas. Hoje, das nossas 106 escolas infantis, 76 são de período integral. Temos 30 escolas de etapa I e II que ainda não são de período integral. Então, 10 anos é um prazo bem viável.

 

O PME também se propõe a elevar a escolaridade média da população com idades entre 18 a 29 anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 anos de estudos no último ano de vigência do plano. De que forma essa meta será transformada em realidade?

 

Primeiro ponto é avançarmos com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o censo, cerca de 35% dos ribeirãopretanos não concluíram Ensino Fundamental. Esse é um dos gargalos no ensino fundamental. Temos uma taxa de analfabetismo de 3% atualmente em Ribeirão Preto, porém, esses dados, do IBGE, estão parados desde 2010.


De que forma a rede municipal de ensino de Ribeirão Preto pretende abordar a educação sexual nas escolas?

 

O primeiro ponto é a não discriminação dentro do ambiente escolar, a escola tem que ser um ambiente livre de discriminação. Infelizmente, não dá para contar com a família para trabalhar isso, sabemos das dificuldades que muitas dessas famílias têm, sabemos das desigualdades das escolas municipais, estaduais, enfim. O prefeito (Duarte Nogueira) assinou um decreto nesta semana instituindo uma rede protetiva de escuta especializada que envolve a Educação, a Saúde e a Assistência Social. Essa rede trabalha situações de pessoas que vivem ou testemunharam a violência, seja em uma manifestação de preconceito, seja violência doméstica, sexual, entre outras. Por meio dessa rede, conseguimos capturar situações que acontecem no município e desencadeiam outras, na rede municipal de ensino, como ausência de acolhimento da família. A escola tem que trabalhar isso, a conscientização e o combate ao preconceito, e os professores tem que estar preparados. A escola busca sempre o acolhimento com a sua percepção de corpo e vida.

 


“Tenho muita tranquilidade em falar que os pequenos reparos nas escolas são resolvidos em até 24 horas”, afirma o secretário

 

A meta número 7 do plano versa sobre assegurar, minimamente, as médias para o IDEB previstas no Plano Estadual de Educação. Atualmente, qual é a situação da educação municipal neste indicador, houve evolução nos últimos anos? Quais medidas práticas podem ser adotadas para cumprir esse objetivo?

 

A rede municipal de Ribeirão Preto está com a nota de 5,4 no 5º ano e no 9° ano do ensino fundamental. O Ideb de 5,4 dos anos finais, uma alta de 0,6 pontos, retrata, principalmente, o investimento que fizemos em 2019, com a contratação de professores, avanços na proposta pedagógica, implementação do Referencial Curricular, e também a organização na estrutura das escolas. É uma média melhor que o ensino estadual, porém, os dados de 2021 não são dados reais, porque viemos de 18 meses sem aulas presenciais. Nossos alunos voltaram à aula presencial em uma sexta-feira e foram avaliados na segunda-feira, literalmente. O que foi avaliado naquela ocasião foi o ensino remoto, então, não o utilizamos como norte de comparação.

 

Atualmente estamos utilizando dados da Vunesp, que fazem três avaliações dos nossos alunos do segundo ao nono ano, em língua portuguesa, matemática, ciências e língua inglesa. Essa avaliação é feita com base na teoria de resposta ao item, a mesma utilizada pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso gera um relatório com microdados para o professor e ele consegue saber exatamente onde o aluno tem dificuldade. Com esses dados da Vunesp, mais o Saresp que Ribeirão Preto não fazia e passou a fazer a partir de 2022, agora, temos dados suficientes para saber qual é a situação da nossa rede municipal e acreditamos que os dados de 2023 serão mais positivos do que os anteriores.

 

E como essa ausência de dados impactou na formação de políticas públicas de educação e no seu trabalho como secretário?

 

É uma das coisas que mais nos incomoda, enquanto equipe gestora e equipe pedagógica da Secretaria, porque todas as análises que são feitas por entidades que gostariam ou querem contribuir com a educação em Ribeirão Preto, são feitas apenas com dados que não refletem o que acontece na rede municipal de ensino. Se você pegar os resultados do Saresp, as avaliações da Vunesp e os dados de fluência leitora dos alunos, aí sim conseguimos um norte. Inclusive, foi aprovado na Câmara Municipal dos Vereadores (no dia 11 de abril), um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria da Prefeitura em parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, da USP e o Mozart Neves Ramos, instituindo que todas as políticas públicas de educação em Ribeirão Preto devem ser baseadas em evidências e/ou dados socioeconômicos coletados por pesquisas oficiais. 

 

Voltando para a nota do município no Ideb e Saresp, no que se baseia seu otimismo?

 

Aumentamos o tempo de aula desde a volta da pandemia, colocamos uma aula a mais por ensino fundamental. Com essa sexta aula, incorporamos uma aula a mais de língua portuguesa, uma a mais de matemática e três de inglês no primeiro ciclo do ensino fundamental; três aulas a mais de inglês totalizando cinco aulas Ensino Fundamental II e mais uma aula de matemática. Também fizemos turmas de recuperação paralela no contra turno e chegamos a atender seis mil estudantes. Por dois anos, em 2022 e 2023, nós tivemos o programa Todos Juntos, com um segundo pedagogo em sala de aula para atender os estudantes. Hoje, em 2024, nós mantivemos esse segundo professor para o segundo e o quinto ano.

 

O segundo ano para consolidar a alfabetização e no quinto ano para auxiliar na transição para o sexto ano, quando ele passa a ter as aulas com os especialistas. E um componente adicional, que nós pactuamos com o governo federal, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que objetiva assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental. Assim, trabalhamos a alfabetização e do letramento das crianças desde a pré-escola. Posso dizer que Ribeirão Preto não tinha essa preocupação na alfabetização na pré-escola, e agora, com esse pacto nacional, também esperamos atingir um desempenho melhor nos próximos anos.

 

Temos nos inspirado nos grandes casos de sucesso do Brasil como Sobral, no Ceará, e outros municípios do Nordeste, que trabalham alfabetização desde a pré-escola. Temos que enfatizar também o trabalho com a língua inglesa desde os quatro anos de idade. Somos a única cidade no país com um acordo de cooperação com a Universidade de Cambridge para a oferta da língua inglesa na pré-escola. São duas aulas de inglês de Cambridge, na etapa I e II, três aulas do 1º ao 5º ano e cinco aulas do 6º ao 9º ano. Para isso, trabalhamos a formação continuada dos professores.

 


"Eu conversei com o prefeito e não pretendo me candidatar”, garantiu o secretário

 

 

Recentemente, professores da escola Neuza Michelutti Marzola, no Jardim Maria Goreti, acionaram o Ministério Público para denunciar problemas estruturais na unidade escolar. Infestação de cupins, falta de ar-condicionado e goteiras em sala de aula. O que foi feito nessa escola e como está a situação estrutural das demais?

 

A situação das escolas hoje é muito boa. Quando assumimos, apenas três escolas possuíam o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), hoje, todas as 142 escolas municipais de Ribeirão Preto possuem o AVCB. As escolas têm regularmente os seus repasses de recursos por meio das Associações de Pais e Mestres (APMs) para fazerem os pequenos reparos, além disso, temos uma manutenção de escolas que resolve o problema, na maioria das vezes, em até 24 horas. O caso do Neuza Michelutti foi resolvido em 24 horas. É um ano eleitoral, no qual as pessoas buscam externar os problemas. São 142 escolas, cerca de 50 mil alunos, problemas acontecem, mas o importante é termos uma pronta resposta.

 

Tenho muita tranquilidade em falar que os problemas são resolvidos. Sobre o ar condicionado, para instalá-lo é preciso fazer uma rede elétrica independente dentro da escola, não é só colocar o ar condicionado na parede, é fazer um sistema elétrico completamente novo e isso leva tempo, mas nós estamos fazendo. Algumas pessoas não entendem, não é porque o ar condicionado está na parede, que ele pode ser usado em sua plenitude. No Estado, são apenas 5% das escolas climatizadas, a rede municipal de Ribeirão Preto já tem 90% das escolas climatizadas e vamos chegar a 100% nas próximas semanas.

 

O senhor pretende se candidatar a algum cargo nas próximas eleições?

 

Não pretendo me candidatar, meu compromisso com o prefeito é entregar a Educação em melhores condições e deixar tudo muito bem organizado para o próximo prefeito e secretário, o que não tivemos. Recebi convites para ser candidato a prefeito, vice-prefeito e vereador, mas os vereadores sempre foram muito parceiros da Educação e até por questão de lealdade a todos eles, mantive a palavra de não sair como vereador. E para prefeito, temos mais de 10 bons candidatos, Ribeirão Preto estará bem representada.

 

Como avalia o tempo que esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação?

 

Positivamente. O prefeito Duarte Nogueira, me deu a confiança para gerir uma das maiores Pastas do município, e essa autonomia também foi repassada à minha equipe. Uma das principais demandas era a geração de vagas, e com o Plano de Expansão já inauguramos 18 escolas. Até o final de 2024, a previsão é entregar 24. Hoje, a rede municipal conta com 142 escolas e cerca de 50 mil alunos.

 

Como legado, entregamos uma rede muito mais organizada. Nós conseguimos acertar questões legais, Plano Municipal de Educação, grêmios estudantis, um conselho municipal técnico, paritário e com participação efetiva dos pais, questões étnicos raciais. Também criamos cargos efetivos, fizemos concurso de gestores, fizemos chamamento de efetivo de supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos. Sempre mantivemos concursos e processos seletivos vigentes e contratamos mais de 2 mil professores. Uma alimentação escolar saudável e reconhecida pelos alunos como boa. Também destacamos o programa Verdejamento, que começou em 2021 em todas as unidades escolares da rede municipal. O projeto visa para colaborar com a ampliação da cobertura vegetal do município, possibilitar abrigo e alimentação para a fauna silvestre.

 

A Secretaria assinou em setembro de 2022, uma carta de compromisso com o Programa Ribeirão -3ºC, que visa tornar a área urbana da cidade 30% verde até 2030. O projeto faz parte da solução 12 do Programa, onde cria um plano replicável para espaços verdes nas escolas. Estamos cumprindo com o compromisso assumido com a cidade. A educação ambiental faz parte do projeto pedagógico da Educação e é a oportunidade de ensinarmos hoje para colhermos no futuro


Fotos: Luan Porto

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