Iniciativa mapeia principais problemas das escolas municipais de Ribeirão Preto
De autoria do vereador Fabiano Guimarães (DEM), site deverá funcionar como um "termômetro" da educação em Ribeirão Preto

Iniciativa mapeia principais problemas das escolas municipais de Ribeirão Preto

Site propõe 100 perguntas que devem ser respondidas pelos gestores das escolas

O vereador Fabiano Guimarães (DEM) deu início ao site "Situação das Escolas", que tem como finalidade mapear os principais problemas e necessidades da educação em Ribeirão Preto.

O site propõe uma bateria de questionamentos às escolas, que varia de 80 a 100 perguntas, para avaliar se a unidade possui condições estruturais, de segurança, pedagógicas e de recursos humanos para atender aos alunos.

Ao todo, a base de dados mapeou 35 Centros de Educação Infantil (CEI), 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), e 31 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEF). As respostas foram obtidas por meio de requerimento solicitado junto à Secretaria da Educação. 

Guimarães explica que a base de dados será atualizada a cada 60 dias. “Eu esperava um pouco mais de resistência da prefeitura nas respostas, mas eles aceitaram muito bem a ideia. Inclusive, incorporaram parte dos questionamentos nos objetivos das escolas”, comentou o vereador.

Entrave das OSs

Além das unidades de ensino da prefeitura, o parlamentar afirma que também irá acrescentar as escolas estaduais, as escolas conveniadas e, se aprovado o projeto de lei na Câmara, as Organizações Sociais (OSs).

A questão das OSs e o projeto de “terceirização das creches” ainda não tem data para definição. Segundo o líder do governo na Câmara, André Trindade (DEM) a base governista aguarda a solicitação do Executivo, já que possuem maioria para aprovar o texto.

Por outro lado, a prefeitura não confirma e nem descarta a possibilidade da solicitação que pode ser feita a partir desta segunda-feira, 15, primeiro dia do recesso parlamentar. Caso seja solicitada, o presidente da Câmara tem até três dias para convocar nova sessão.

Leia mais:
Com manobra da oposição, "terceirização das creches" em Ribeirão Preto não é votada

Pontos de atenção

Dentre os pontos mais críticos no levantamento realizado, questões prediais continuam sendo uma pedra no sapato do governo. Além da dificuldade em providenciar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para todas as escolas, algumas unidades também sofrem com problemas estruturais e na rede elétrica.

Outro problema detectado foi a falta de amparo social. Segundo Guimarães, o amparo do Conselho Tutelar em algumas unidades é “um desastre”. Questões como educação sexual, prevenção de gravidez precoce, além de apoio psicológico estão defasadas em algumas regiões da cidade.

Ao Portal Revide, o vereador garantiu que utilizará os dados nas reuniões do Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores, da qual é presidente, para realizar ações e cobrar o poder público.


Foto: Divulgação /CCS

Compartilhar: