Livro do autor de Ribeirão Preto Luiz Puntel é suspenso em colégio do Rio de Janeiro
Pais de alunos apontaram "doutrinação comunista" na obra

Livro do autor de Ribeirão Preto Luiz Puntel é suspenso em colégio do Rio de Janeiro

O escritor diz que “Meninos sem Pátria” não toma partido político, mas relata um momento histórico

O Colégio Santo Agostinho, do Rio de Janeiro, suspendeu a adoção do livro "Meninos Sem Pátria", escrito pelo autor Luiz Puntel, radicado em Ribeirão Preto, apontando "doutrinação comunista" na obra. Procurado pelo Portal Revide, o escritor esclareceu a polêmica.

Após pressão de pais de alunos que criticaram a obra, a direção do centro educacional, um dos mais tradicionais do Rio, decidiu suspender a adoção do livro escrito por Puntel, que havia sido indicado para alunos do 6º ano do ensino fundamental. A obra lançada em 1981 foi acusada de defender posições de esquerda.

O romance trata de um jornalista do interior de São Paulo que, perseguido pela ditadura militar implantada em 1964, teve que fugir do País. O texto é baseado em relatos ouvidos por Puntel na época.

Disponível em escolas de todo o Brasil para estudantes que cursam o 6º e o 7º ano, “Meninos sem Pátria”, segundo Puntel, não toma ou defende partido político, mas relata um momento histórico vivido pelos brasileiros. “Eu lamento o ocorrido, pois esse livro é muito adotado nas escolas há mais de 30 anos, tanto que é o quarto mais vendido da série Vagalume. E, agora, alguns pais se sentiram incomodados. Eles falaram que aquilo era uma doutrinação comunista”, diz o autor.

Para Puntel, essas reclamações aconteceram por causa da atual polarização política no Brasil. “Vivemos um momento em que você vê inimigos em todos os lugares. Até hoje eu nunca tinha tido problemas com a história, em todo o Brasil. Curiosamente, desta vez houve esse caso. Enquanto alguns disseram ser doutrinação comunista, outros viram o ato como censura”, finaliza o escritor.

O Colégio Santo Agostinho adotou a postura de não se manifestar sobre o caso.




 

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: