Marcos Lisboa e Renato Janine Ribeiro participam de simpósio na USP
Simpósio virtual “Construindo o Brasil do Amanhã” tem o objetivo de debater sobre desigualdade no país

Marcos Lisboa e Renato Janine Ribeiro participam de simpósio na USP

Evento discute formas de tornar a sociedade mais justa e menos desigual

Na terça-feira, 10, às 17h, será realizado em formato virtual o simpósio “Construindo o Brasil do Amanhã”, com o objetivo de debater sobre o futuro do país por meio de uma perspectiva holística e que torne a sociedade mais justa e menos desigual. 

O evento é organizado pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), sediados no Instituto de Estudos Avançados no Campus da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. E contará com a presença de figuras como o economista Marcos Lisboa, presidente do Insper, e do ex-ministro da Educaçao, Renato Janine Ribeiro. 

Os interessados em participar da palestra, precisam fazer a inscrição por meio do Google Forms. Ao final do evento, será disponibilizado um certificado para os participantes.  Para acompanhar o evento, basta acessar o a transmissão do YouTube do simpósio virtual.

Para mais informações, entre em contato com a Cátedra pelo e-mail [email protected]. 

Sobre os palestrantes 

- Renato Janine Ribeiro é professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Foi ministro da Educação entre abril e outubro de 2015. Renato possui 18 livros editados, e já recebeu o Prêmio Jabuti 2001 de melhor ensaio. Ele é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp e, presidente da Sociedade Brasileira no Progresso da Ciência. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, ética, teoria política, Brasil e Thomas Hobbes. 

- Marcos Lisboa é formado em economia pela Universidade da Pensilvânia e atua como presidente do Insper. Ele foi professor assistente na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas e no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, e também foi diretor-executivo e vice-presidente do Itaú Unibanco, presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. 

- Daniel dos Santos graduado em Economia pela Universidade de São Paulo, mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Atualmente ele é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, e também coordena o Lepes. 

- Mozart Neves Ramos é titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, integra o Conselho Nacional de Educação. Ele é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco, doutor em Química pela Unicamp e tem pós-doutorado em Química pela Politécnica de Milão, Itália. Já foi reitor da UFPE, secretário de Educação de Pernambuco, presidente executivo do Todos Pela Educação e diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. 

- Ricardo Henrique é superintendente executivo do Instituto Unibanco, é integrante de entidades como Anistia Internacional (Brasil), Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe-FGV), Fundação Itaú Educação e Cultura, Instituto Natura e Todos pela Educação. Ricardo foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. 

- Mônica Pinto é gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, ela atua no desenvolvimento e manutenção de parcerias do Canal Futura e de seus projetos especiais. Ela é mestre em Educação pela PUC-RJ, com pós-graduação em História e Cultura Contemporânea e formação pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral, e já foi consultora e coordenadora do Programa Nacional de Formação de Professores, vinculado ao MEC e à TVE. 

- Luiz Miguel Garcia é secretário municipal de Educação, Juventude, Esporte e Lazer de Sud Mennucci (SP) e em 2019 assumiu a presidência da Undime Nacional. Ele possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E tem experiência acadêmica nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Literatura, Linguagem Jurídica e Comunicação e Expressão.

- Cláudia Costin é professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard e diretora-geral do Ceipe-FGV, e integra também a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ela é mestre em Economia Aplicada pela FGV.

Colaboração: Lídia Mattos


Foto: Wikipedia

Compartilhar: