Parceria entre Unaerp e Revide resulta em documentário sobre inclusão
Assista à produção audiovisual dos alunos do Curso de Jornalismo da Unaerp no Portal Revide

Parceria entre Unaerp e Revide resulta em documentário sobre inclusão

Curta "O olhar ensina" foi lançado no último dia 21 de setembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Desde o início a palavra foi superação. Assim nasceu o projeto “Viva a Inclusão”, uma parceria da Revide e da fotógrafa Lídia Muradás com a TV Unaerp e os alunos do Curso de Jornalismo da Unaerp. O resultado desse trabalho é o documentário “O olhar ensina”, lançado no último dia 21, data em que foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

O projeto já resultou em uma exposição de fotografias capturadas pela fotógrafa Lídia Muradás que reuniu 30 pessoas para compartilharem suas histórias e também um vídeo realizado pelos alunos do Curso de Jornalismo e TV Unaerp. A exposição teve a estreia há dois anos, no Shopping Iguatemi de Ribeirão Preto, e depois percorreu vários locais na cidade e região.

“O nosso objetivo sempre foi trazer a ideia da acessibilidade para discussão na sociedade, porque é necessário chamar a atenção do público para essa temática”, diz Lídia, que acredita que a questão ainda precisa ser mais discutida no dia a dia.

“Precisamos falar mais de inclusão e poder reviver esse trabalho agora na forma de um documentário é muito importante nesse sentido”, fala Isabel de Farias, diretora da Revide.

“Nós descobrimos que havia muito material em vídeo guardado, com depoimentos de pessoas que convivem diariamente com as barreiras sociais e arquitetônicas que excluem quando deveriam incluir”, conta Flávia Martelli, jornalista e coordenadora da TV Unaerp, que reuniu novamente alunos e profissionais da TV e do Curso de Jornalismo para a edição do documentário.


Foto: Reprodução Vídeo

Compartilhar: