Professores da rede estadual dizem que salas de aula têm sido fechadas na região
Professores da rede estadual dizem que salas de aula têm sido fechadas na região

Professores da rede estadual dizem que salas de aula têm sido fechadas na região

Sindicato da categoria calcula 38 salas que deixaram de ser utilizadas; Diretoria de Ensino nega fechamento, mas diz que demanda diminuiu

Professores da rede estadual de ensino reclamam que o Estado tem inutilizado salas de aula na região de Ribeirão Preto. Na última sexta-feira, 28, um grupo de professores afirmou que apenas no primeiro semestre de 2017, 38 salas de aula deixaram de ser utilizadas, o que, segundo eles, prejudicaria a categoria e os estudantes.

Os professores protocolaram um pedido na Diretoria de Ensino para cobrar esclarecimentos sobre o fechamento de salas nesse semestre. O professor Fabio Sardinha, um dos autores da queixa, argumenta que o fechamento de salas deixaria vários professores sem aula, o que poderia os prejudicar, inclusive economicamente.

Leia mais:
Prefeitura assina convênio para construção de creche

“Em nenhum momento a legislação deixa clara a questão de números mínimos de alunos por sala, o que, em minha opinião, é um precedente para talvez juridicamente tentarmos reverter essa questão”, afirma o professor.

Mas a Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto questiona a informação, dizendo que não existe fechamento de salas na rede estadual de ensino, e sim o contrário. Em nota, a Diretoria Regional responde acusando o sindicato de propagar falsa informação.

A diretoria afirma que em Ribeirão Preto houve redução de 1,1 mil alunos desde o início do ano. “No início de cada semestre letivo ocorre a movimentação e o acomodamento de turmas, sempre de acordo com o número de alunos matriculados em cada escola e obedecendo as normas estabelecidas pela Secretaria da Educação do Estado, que determina 30 alunos do 1º ao 5º ano Ensino Fundamental, 35 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 40 alunos no Ensino Médio”, conclui.

Há dez dias, quando esteve em Ribeirão Preto para participar de entrega de moradias populares, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou a construção de duas novas escolas em um terreno doado pelo município, na Zona Norte.


Foto: Pixabay

Compartilhar: