Ribeirão Preto ganha um Minicentro de Ciências
Ao todo foram recolhidas na gincana 6,3 toneladas de residuos sólidos

Ribeirão Preto ganha um Minicentro de Ciências

Cidade foi umas das vencedoras da gincana EcoCultural

A Gincana EcoCultural, projeto inspirado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas (ODS ONU), selecionou 21 escolas participantes e Ribeirão Preto foi uma das cidades escolhidas para receber um Minicentro de Ciências, que será entregue nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro.

 

A gincana aconteceu entre sete escolas municipais da cidade durante três meses, de maio a agosto deste ano. A escola vencedora em cada cidade dará nome ao minicentro. No total das três edições,  cerca de 6,3 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidos, impactando 31 mil pessoas e 5 mil estudantes, além de pais, mães e responsáveis, comunidades escolares e pessoas diretamente beneficiadas pelas atividades.

 

O projeto é uma parceria entre os municípios, a Copersucar, patrocinadora do projeto, e Gaia Maria, idealizadora e realizadora, para difundir valores de conservação do meio ambiente e preservação dos recursos naturais, incentivar a continuidade dos estudos, a convivência em grupo, autonomia, cooperação, respeito e integração escola-comunidade por meio de ações práticas e lúdicas, contato com a ciência e estímulo à pesquisa.

 

Minicentro de Ciências

 

Conta com sete experimentos para apoio ao aprendizado de química, física e matemática. Todos os docentes receberão capacitação para que possam incorporar os novos recursos nas atividades pedagógicas de suas disciplinas.

 

As atividades propostas pelo projeto são pautadas no desenvolvimento sustentável e cultural dos alunos e comunidade, e busca impactar e incentivar a mudança de hábitos e a expansão do conhecimento de forma lúdica e inovadora.

 

Três meses de mobilização

 

As escolas selecionadas começaram a receber em maio uma equipe do projeto e as atividades realizadas em grupos de trabalho sobre os 4Rs — repensar, reduzir, reutilizar e reciclar — e meio ambiente, com roda de bate-papo e informações sobre a participação na gincana. Então, escolas e projeto trabalharam juntos para gerar engajamento e estímulo à participação, que consiste na recolha do maior número possível de objetos recicláveis.

 

 

Serviço: Inauguração Minicentro de Ciências

Local: Bosque e Zoológico Fábio Barreto

Rua Liberdade s/nº – Campos Elíseos – Ribeirão Preto


Guilherme Sircili

Compartilhar: