Ribeirão Preto tem oficina de cordel gratuita na próxima terça, 23
Ribeirão Preto tem oficina de cordel gratuita na próxima terça

Ribeirão Preto tem oficina de cordel gratuita na próxima terça, 23

Ação finaliza projeto "Histórias que Ganham o Mundo", que percorreu pelo estado de SP

O projeto Histórias que Ganham o Mundo, através de incentivo do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, oferecerá ao público, geral e professores de Ensino Fundamental I da rede pública, oficinas gratuitas de cordel com o especialista Aderaldo Luciano, que acontecem na próxima terça-feira, 23, em dois horários, das 9h30 às 11h30 e das 15h30 às 17h30, no Salão da Casa da Ciência, em Ribeirão Preto.

"Levar o cordel para as salas de aula cria um contato amplo com o universo dessa arte, uma vez que é parte da literatura, mas também tem proximidade com a música e relação com as artes visuais, através da xilogravura e outras ilustrações que podem acompanhar os cordéis", explica Fernanda Araneo Bassani Pace, diretora artística do projeto.

Apesar das muitas histórias relacionadas ao aparecimento do cordel brasileiro, ele é uma arte genuína e com estética única. De acordo com Aderaldo Luciano, apesar de lembrar a literatura de cordel portuguesa, o cordel brasileiro é diferente. "O folheto de cordel nordestino assemelha-se na forma aos portugueses, entretanto o conteúdo, a forma poética é única. Os poetas brasileiros criaram uma forma poética fixa, a única forma poética legitimamente brasileira", destaca o cordelista.

Pela falta de conhecimento sobre o assunto e abordagens rasas nas escolas, o cordel brasileiro é visto ainda como folclore e não como cultura legítima brasileira. O primeiro aparecimento da arte é registrado em Recife, através do poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, no século XIX. 

"Qualquer pessoa pode participar das oficinas, o público é aberto, mas temos foco em multiplicadores de conteúdos, especialmente professores do Ensino Fundamental I. As aulas terão duração média de quatro horas e focarão em informações sobre o cordel, sua origem e importância cultural avaliando os conhecimentos e dúvidas dos participantes”, diz Fernanda.

E o projeto ainda tem duas etapas após as oficinas: um concurso cultural de textos e ilustrações, voltado a crianças de 8 a 12 anos, e um livro que publicará os melhores trabalhos. 


Foto: Paulo Amaral/Divulgação

Compartilhar: