Veja como será o novo calendário escolar da rede municipal em Ribeirão Preto
Alunos passar a ter recesso ao final de cada bimestre também na rede municipal

Veja como será o novo calendário escolar da rede municipal em Ribeirão Preto

Novo modelo é alinhado com o Estado e prevê recessos de uma semana no final do primeiro e terceiro bimestres, a partir de 2020

A Prefeitura de Ribeirão Preto divulgou no Diário Oficial desta quinta-feira, 12, o calendário escolar para 2020. O novo modelo adere às mudanças do Governo do Estado de São Paulo, que preveem recessos de uma semana nos meses de abril e outubro.

São cerca de 47 mil alunos matriculados na rede municipal em Ribeirão Preto, distribuídos entre educação infantil, ensino fundamental, educação especial, educação profissional básica e educação de jovens e adultos. O ano letivo de 2020 deve ser iniciado em 3 de fevereiro.

A decisão da mudança foi tomada por meio de consulta pública e reuniões entre professores, diretores, coordenadores e cuidadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Ribeirão, além do Conselho Municipal de Educação, Aproferp e Secretaria da Educação.

A partir de 2020, o município passará a ter recessos de uma semana ao final do primeiro bimestre, no mês de abril, e do terceiro bimestre, em outubro.

Leia também:

Calendário escolar da rede estadual de São Paulo terá quatro férias em 2020

Além disso, o recesso de 15 dias entre o primeiro e o segundo semestre, no mês de julho, será mantido. “O estado dividiu em duas partes as férias de julho, o que possibilita que as redes parem no mesmo período e beneficia diretamente famílias cujos filhos estão matriculados em redes diferentes. Isso garante uma melhor organização das férias para alunos e professores”, explica o secretário da pasta, Felipe Elias Miguel.

Nova avaliação

Além de organizar o calendário e o planejamento das atividades pedagógicas, a adequação também tem como objetivo garantir que os professores possam acumular aulas nas redes estadual e municipal, conciliando os períodos de recesso escolar e férias.

Ainda de acordo com Elias Miguel, o calendário do próximo ano contará com uma adequação nas avaliações dos alunos do Ensino Fundamental, que passarão a ser bimestrais, ao invés de trimestrais. “Ribeirão avalia seus alunos por trimestre, diferentemente da maioria das redes municipais, que avaliam por bimestre. Então, o aluno da rede municipal tem três notas durante o ano, enquanto nas demais redes têm quatro notas. Acontece que, por volta de agosto, na segunda avaliação, são iniciados os preparativos de projeção para o próximo ano letivo e, no modelo atual, é nesta época em que são identificados os estudantes que, provavelmente, serão reprovados. Com a alteração, os alunos terão uma avaliação a mais e, portanto, melhores condições de avançar no aprendizado”

Confira as datas do novo calendário

Início do ano escolar: 03/02/2020

Início das aulas: 05/02/2020

Término do ano escolar: 22/12/2020

 

Recesso escolar:

20 a 24 de abril;

8 a 21 de julho;

12 a 16 de outubro;

24 a 31 de dezembro.

 

Férias escolares:

1º a 31 de janeiro.


Imagem: Pixabay (Ilustrativa)

Compartilhar: