Vestibular da Unesp, que seria transferido para Ribeirão Preto, é adiado

Vestibular da Unesp, que seria transferido para Ribeirão Preto, é adiado

Cerca de 1,5 mil candidatos viriam de Araraquara para Ribeirão Preto prestar o vestibular da Unesp no final de semana

Após recomendação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, foi adiado do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que estava marcado para o dia 28 de fevereiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 24.

No momento, toda a região de Araraquara está na Fase Vermelha do Plano São Paulo. A prova deveria ocorrer em Araraquara, mas, por causa do avanço de casos de Covid-19 no município a Unesp e a Fundação Vunesp, organizadora da prova, decidiram transferi-la para Ribeirão Preto. No entanto, acolhendo os argumentos da Defensoria, a reitoria da instituição de ensino comunicou o adiamento da prova, ainda sem nova data definida.

Na recomendação, os defendores públicos Luís Marcelo Mendonça Bernardes e Matheus Bortoletto Raddi, que atuam em Araraquara, apontaram que diante do agravamento do cenário da pandemia de Covid-19, com a circulação comunitária de variante de Manaus na região de Araraquara, não se mostra seguro o deslocamento dos candidatos da região para a cidade de Ribeirão Preto. Pontuaram ainda que os candidatos não podem ser prejudicados pela decisão repentina da organização do concurso de transferir a prova para outra cidade.

"Somente em 2021, a cidade de Araraquara já possui praticamente o mesmo número de mortes por Covid-19 de todo o ano de 2020 e a variante P1 do vírus SARS-COV-2 circula tanto em Araraquara quanto em Ribeirão Preto”, alertaram os Defensores na recomendação. "Não é possível realizar-se a prova nem em Araraquara, nem em Ribeirão Preto nesse momento, sendo que a suspensão do certame como um todo é a única solução possível para que seja respeitado o direito de todos os candidatos participarem do vestibular em condições de igualdade e em segurança".,

Ao todo, seriam transferidos 1.582 inscritos para Ribeirão Preto, sendo  700 moradores de Araraquara e 882 são de outras cidades da região.

Ribeirão Preto 

Assim que foi anunciada a  transferência dos candidatos, a Prefeitura de Ribeirão Preto deu início a tratativas para derrubar a decisão.  Além dos 1,5 mil estudantes que virão da região de Araraquara, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) também se mostrou preocupado com os possíveis acompanhantes desses estudantes. Segundo o prefeito, esses acompanhantes iriam circular pela cidade, se alimentar em lanchonetes e restaurantes, o que poderia aumentar a transmissão da variante no município.

"Com todo o nosso respeito a esses alunos, imagina se fosse Ribeirão Preto que estivesse em lockdown e Araraquara não. Eles não iriam ficar preocupados como nós estamos? Claro que iriam", questionou Nogueira.

Lockdown em Araraquara

Em Araraquara, a circulação da nova cepa da Covid-19 de Manaus, causou o aumento expressivo de casos, internações e óbitos. A Prefeitura de Araraquara publicou, na sexta-feira, 19, um novo decreto que aumenta as restrições de circulação com o intuito frear a disseminação da Covid-19 no município. O lockdown, com funcionamento apenas de farmácias e unidades de saúde de urgência e emergência, vale a partir das 12h desse domingo, 21, até as 23h59 de terça-feira, 23.

Nesse período, fica proibida a circulação de veículos e de pessoas na cidade. Será permitido sair de casa apenas para aquisição de medicamentos, obtenção de atendimento ou socorro médico para pessoas ou animais, atendimento de urgências ou necessidades inadiáveis ou prestação de serviços permitidos pelo decreto. No momento, a região de Araraquara está na Fase Vermelha do Plano São Paulo.

Como a situação permanece em estado crítico no município, o Executivo local decidiu ampliou o lockdown  às 6h de sábado, 27.

Leia mais:

Apesar de nova variante, Nogueira descarta lockdown em Ribeirão Preto

Para combater Covid-19, Governo do Estado restringe circulação entre 23h e 5h

 


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: