
Atleta de Ribeirão Preto se prepara para disputa do Campeonato Mundial de Lira Acrobática
Fábia Macedo é campeão brasileira de lira acrobática individual e bicampeã na modalidade dupla
A atleta natural de Ribeirão Preto, Fábia Macedo Soares Bastos, campeã brasileira de Lira Acrobática Individual e Bicampeã na modalidade Dupla, está classificada para disputa do Campeonato Mundial de Aéreos e Pole Sports 2022, da International Pole Sports Federation (IPSF) nas duas categorias. A competição acontece entre os dias 27 e 30 de outubro, em Lausanne, na Suíça.
A atleta de 28 anos é a atual 7ª colocada no ranking da IPSF na modalidade “Aerial Hoop” na categoria individual, e 8ª colocada nas Duplas, e conquistou a classificação para o Campeonato Mundial em maio deste ano.
“Comecei na ginástica artística e rítmica até quando tinha cerca de 12 anos e no ballet até 14 anos, depois fiquei oito anos parada pois gostava da ginástica e não tinha onde treinar. E o mais próximo que encontrei foi o circo, com 22 para 23 anos fiz um ano de aulas e fui trabalhar e me apresentar no circo durante seis meses”, conta a atleta.
Após a experiência circense, Fábia Macedo começou a dar aulas e a competir, e já acumula 13 medalhas de Lira como atleta e como treinadora. “Foi muito por objetivo de treino, como um desafio pessoal. Existe um código de pontos, em que os movimentos mais difíceis valem mais, então é bom para objetivos de treino”, explica a atleta sobre sua motivação para competir.
Para disputa da competição mundial na Suíça, a atleta promove uma campanha de financiamento coletivo para cobrir os custos das passagens, hospedagens, inscrições, alimentação e transporte, estimados em cerca de R$ 10,000. Os interessados podem contribuir no link da campanha.
A atleta também é autora de um e-book de Lira Acrobática “Fundamentos e Técnicas”, e idealizadora do curso online "Do 0 ao Inter".
“O e-book é mais a base da Lira Acrobática e o curso em vídeo é para quem está começando e vai até o nível intermediário, com os tutoriais e tudo que é preciso para ir aprendendo sozinho”, explica Macedo.
Foto: Divulgaçãos