Estádio Santa Cruz comemora 50 anos de história e tradição nacional
Confira 5 curiosidades sobre um dos templos do futebol ribeirãopretano  

Estádio Santa Cruz comemora 50 anos de história e tradição nacional

O local deu início a conquista do tetra em 1994 com o jogo entre as seleções do Brasil e Polônia

Fundado em 21 de janeiro de 1968, o Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, comemora neste domingo, 21, seus 50 anos. O Santa Cruz já foi palco de jogos importantes para o futebol brasileiro.

5 curiosidades sobre o estádio Santa Cruz

1- De Ribeirão para a Seleção

Foi de Ribeirão Preto o primeiro jogador de um clube do interior convocado para a seleção brasileira. O feito foi conquistado pelo ponta-direita Zé Mario, que defendia o Botafogo em 1977, quando foi chamado para jogar pelo Brasil contra a Inglaterra, no dia 8 de junho daquele mesmo ano, e contra a seleção Paulista, no dia 16 do mesmo mês.
Zé Mario, Sócrates e Paulão. Crédito: Milton Neves.

2- Primeiro jogo no Santa Cruz

O estádio foi inaugurado com a goleada botafoguense de 6 a 2 sobre a seleção da Romênia. Sicupira, jogador do Botafogo, foi autor do primeiro gol no estádio.


3- Nome do estádio

O nome Santa Cruz refere-se ao bairro onde o estádio foi construído, o Santa Cruz do José Jacques.


4- Recorde de público

Em 17 de março de 1993, cerca de 49 mil pagantes e público de mais de 50 mil pessoas foram ao Santa Cruz ver a Seleção Brasileira empatar em 2 a 2 com a Polônia.
Imagem: Wagner Nogueira.

5- Seleção Brasileira em Ribeirão Preto

A seleção brasileira já jogou no Estádio Santa Cruz por duas vezes. A primeira partida foi contra o Chile no dia 14 de março de 1981. Na ocasião, a seleção nacional ganhou de 2 a 1 com os gols de Zico e Reinaldo. Telê Santana era o técnico. Em contrapartida, em um jogo marcado por vaias, o Brasil iniciou sua caminhada em busca do Tetra em 1994, em Ribeirão Preto. O jogo contra a Polônia, empatado em 2 a 2, foi o início para mais um título mundial.


Fotos: Pedro Gomes e Divulgação

Compartilhar: