Descubra quais são os alimentos saudáveis para esta época

Descubra quais são os alimentos saudáveis para esta época

Os exercícios físicos também contribuem para uma alimentação balanceada, assim como as atividades praticadas em dias de chuva

Em virtude das alterações climáticas, como a chuva, os cuidados com a alimentação precisam ser maiores, pois, é necessário adaptar o organismo ao novo clima com as mudanças de refeições para não ocorrer problemas a saúde.

Com características de sol e temporais, esta estação do ano é propícia a saborear diversas frutas, que são fontes de nutrientes imprescindíveis ao bom funcionamento do organismo e ajudam a enriquecer a dieta.

Segundo a nutricionista Marilia Roque Mansur, nos dias de chuva acontecem um mecanismo psicológico, pois, existe uma queda de temperatura fazendo o apetite aumentar.

“Para dar a sensação de saciez eu recomendo as pessoas a comer alimentos ricos em fibras, como as frutas, ameixa, pêssego, nectarina, uva, entre outras,” comenta.

Ela explica que para ajudar a dar saciedade à fome é preciso fazer preparações dos alimentos com aveia, linhaça e sementes de chia.

A alimentação deve ser realizada de cinco a seis refeições por dia, consumindo várias frutas, legumes e verduras, que também são fontes de fibras, vitaminas e minerais.

“Quanto mais colorido é o prato, melhor é a oferta a nutrientes,” destaca.

Já os legumes e as verduras precisam ser ingeridos com cuidado, pois possuem uma quantidade recomendada a ser ingerida. “Verduras recomendam-se pelo menos um prato de sobremesa. Os legumes, desde que sejam cozidos a vapor, o certo é ingerir duas porções,” conclui.

Como qualquer pessoa gosta de procurar um alimento que possa substituir os doces, a nutricionista aconselha incluir porções de frutas no cardápio. Principalmente as mais suculentas, como a melancia, abacaxi, laranja, entre outras. E, se a vontade de comer doce ainda não passou, ela frisa que existem opções no mercado para saciar o desejo, como um chocolate que é 70% cacau, o qual é um potente antioxidante e a alfarroba, que é um produto que substitui o chocolate.

Atividade Física

Como as fortes pancadas de chuvas são frequentes neste mês de dezembro, fica complicado praticar ao ar livre os exercícios físicos.

Para isso, o personal trainer Alex Benzan explica como manter a atividade física nesses dias chuvosos com dicas valiosas.

Ele explica que independentemente da época do ano, o planejamento não deve ser alterado devido às condições climáticas e não existindo qualquer restrição em um modo geral, pois o aquecimento antes de qualquer prática esportiva é fundamental. “Um bom aquecimento aumenta o calibre de veias e artérias minimizando muitos problemas em épocas de chuva e frio onde a temperatura é baixa,” relata.

Os exercícios recomendados pelo personal trainer são agachamento, prancha, pular corda e burpee. “A soma de todos esses exercícios é capaz de melhorar postura, aumentar a funcionalidade da coluna, pernas e braços, manter o metabolismo ativo e otimizar a resistência cardiovascular,” explica.

Alex destaca também  que atualmente os exercícios fora das academias vêm ganhando cada dia mais adeptos, pois, além de economia de tempo e dinheiro, a prática esportiva em locais abertos atinge benefícios aos praticantes, como a melhora de performance, estética e a manutenção da saúde. “Muitos desses exercícios fora da academia são elaborados sem aparelhos, pesos ou barras, evitando o revezamento de aluno que é tão criticado em academias, deixando os treinos mais desafiadores e lúdicos,” completa.

Porém, os tipos de treinamentos fora ou dentro de academia proporcionam resultados consistentes desde que haja um planejamento dentro dos exercícios físicos e nutricional.
 

Foto: Divulgação

 

 

 

Compartilhar: