Mesa Farta: Receitas para o Natal e Ano Novo

Mesa Farta: Receitas para o Natal e Ano Novo

Confira 10 receitas que darão gosto ao seu fim de ano

O Natal e o Ano Novo são datas feitas para reunir a família e os amigos. Com a chegada do mês de dezembro, a preocupação sobre o que cozinhar nessas datas e o quanto irá gastar começam a surgir. Porém, não é preciso gastar muito para ter uma ceia completa, saborosa e de bom gosto.

Pensando nisso, os alunos e futuros chefs de cozinha do curso de Gastronomia do Centro Universitário Barão de Mauá, com criatividade e orientados pela professora de Gestão de Cursos em Restauração, Carla Milano, desenvolveram receitas econômicas para as ceias de final de ano. Confira:

1. Arroz na Manteiga
150g de Arroz;
50g de Manteiga;
50g de Bacon em pedaços;
Tempero a gosto.

Modo de preparo: Coloque o tempero e a manteiga na panela. Após esse procedimento, coloque o bacon e deixe fritar bem. Quando o bacon estiver bem frito, refogue o arroz, coloque água e espere secar.

2. Farofa da fartura
200g de Flocos de milho fino;
100g de Amêndoas;
100g de Castanha-do-Pará;
100g de Tomate cereja;
2 Colheres Óleo de milho.

Modo de Preparo: Coloque o óleo de milho junto com as amêndoas e a castanha-do-pará na panela e deixe fritar. Após esse processo, coloque os flocos de milho fino e o tomate e deixe aquecer.

3. Molho de Mostarda
100ml de Mostarda Dijon;
100ml de creme de leite fresco;
50ml de mel.

Modo de Preparo:  Misturar bem todos os ingredientes.

4. Incenso de Baltazar 
1kg de Peito de Peru fresco
250ml de suco de laranja
2 ramos de Alecrim fresco Sal
Pimenta-do-reino e azeite a gosto.

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno em temperatura média de180º C. Misture todos os ingredientes e tempere o peru. Envolva com papel alumínio o peru temperado, e leve ao forno por cerca de 3 horas. Quando o papel já estiver escurecido, retire-o e deixe o peru no forno até dourar.


5. Arroz Pilaf
200 gramas de arroz parboilizado;
100 gramas de castanha-do-pará;
2 colheres de sopa azeite extra virgem;
Sal a gosto.

Modo de preparo: Coloque o tempero e o azeite na panela. Após esse procedimento, coloque as castanhas e deixe dourar. Quando a castanha estiver dourada, refogue o arroz, coloque água e espere secar.


Outras Opções:

O Portal Revide também selecionou algumas receitas que são sofisticadas, de bom gosto e que são fáceis de preparar para a Ceia de Natal e Ano Novo. Confira as receitas:


6. Bruschetta
5 pães cortados em fatias;
8 tomates grandes cortados em cubos;
Meio maço de manjericão fresco e picado;
1/2 cebola roxa picada;
Pimenta-do-reino;
3 dentes de alho cortados na metade.

Modo de preparo: Após pré-aquecer o forno em temperatura média de 200º C, em uma tigela pequena, misture o tomate, o manjericão e a cebola. Tempere com a pimenta-do-reino moída e deixe separado. Em uma forma, leve o pão fatiado ao forno para torrar. Depois disso, coloque-as na travessa que será servida. Passe os dentes de alho e coloque o tomate nas fatias dos pães. Jogue o queijo por cima e sirva.


7. Frango de Natal
Recheio
100g de bacon em pedaços;
2 colheres (sopa) de azeite;
1/2 cebola picada;
1 pão amanhecido;
1/2 xícara de castanha portuguesa cozida e picada;
Tempero a gosto
2 ovos batidos.

Frango
1 frango grande limpo e seco
50g de manteiga
1 colher (sopa) de colorau
1 xícara (240 ml) de vinho branco
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Recheio
Coloque o azeite na panela. Após esse procedimento frite o bacon e misture a cebola, o pão, a castanha e tempere. Acrescente os ovos batidos e misture bem.

Frango
Recheie o frango com os ingredientes. Derreta a manteiga e misture com o colorau. Após esse procedimento, unte o frango com a mistura e tempere com sal e pimenta. Coloque o frango recheado em uma forma e derrame o vinho. Cubra o frango com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 1 hora. Retire o papel alumínio e asse até dourar. 

8. Carpaccio de Berinjela
2 berinjelas;
1 xícara (chá) de azeite de oliva;
2 colheres (sopa) de alcaparras;
2 tomates;
1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco;
Suco de um limão;
Sal e pimenta-do-reino.

Modo de preparo: Retire a pele e as sementes dos tomates, após ter realizado esse procedimento, corte ele em pequenos quadradinhos e reserve. Tire e descarte as pontas das berinjelas e corte as duas em rodelas finas. Coloque uma frigideira antiaderente no fogo baixo, quando estiver quente, coloque as fatias, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe até dourar os dois lados da berinjela. Distribua as rodelas prontas em um recipiente de sua preferência e jogue os tomates por cima das berinjelas. Regue com azeite e suco de limão, coloque uma colher de sopa de alcaparras por cima e distribua as folhas de manjericão.


9. Cheesecake
Massa

1/2 pacote de biscoito maisena
125g de margarina

Recheio
1-1/2 lata de leite condensado
400 g de cream cheese
400 g de nata
4 ovos

Cobertura
1 vidro pequeno de geléia de morango
1/4 de xícara (chá) de água
Morangos frescos, para enfeitar

Modo de Preparo: Triture os biscoitos no liquidificador ou no processador, acrescente a margarina e misture, amassando com as mãos até formar uma farofa úmida. Coloque no fundo de uma forma de aro removível a massa de biscoitos e reserve. Para o recheio, bata o leite condensado, o cream cheese, a nata e os ovos no liquidificador. Quando estiver pronto, despeje a mistura sobre a massa de biscoitos e leve ao forno médio por 25 minutos. Depois que o cheesecake estiver frio, misture a geleia e a água, aqueça e deixe esfriar. Espalhe a mistura em cima do cheesecake, enfeite com os morangos e leve à geladeira por 6 horas.


10. Torta de Limão
1 pacote (200 g) de biscoito maisena
50 g de manteiga derretida
2 latas de leite condensado
1 caixinha (200g) de creme de leite
Suco de um limão
3/4 xícara de suco de limão
1 colher (sopa) de raspas de limão

Modo de preparo: Triture os biscoitos no liquidificador ou no processador, acrescente a margarina e misture, amassando com as mãos até formar uma farofa úmida. Forre o fundo e as laterais de uma forma com a massa e asse por aproximadamente 15 minutos ou até ficar firme. Para o recheio, misture o creme de leite com o suco de um limão e reserve. Após esse procedimento.  Acrescente o leite condensado e raspas de limão ao creme de leite com reservado, e misture bem. Despeje o recheio sobre a massa e asse no forno por oito minutos, ou até você notar pequenos furinhos na superfície da torta. Deixe esfriar e decore com chantili e rodelas de limão.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: