Região de Ribeirão Preto terá curso técnico gratuito em Cervejaria
Curso técnico em Cervejaria terá duração de três semestres

Região de Ribeirão Preto terá curso técnico gratuito em Cervejaria

Qualificação será oferecida pelo Instituto Federal, no campus de Sertãozinho, e previsão é de início em 2020

O campus de Sertãozinho, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)  vai ganhar um curso técnico gratuito em Cervejaria, a partir do ano de 2020. A nova carreira se dá em razão tradição da região de Ribeirão Preto na área cervejeira

Em janeiro de 2018, o Portal Revide mostrou que uma pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) apontava que a região possui a maior razão de estabelecimentos cervejeiros por 100.000 habitantes do interior e é a que mais emprega na área, em média, em todo o Estado de São Paulo.

De acordo com o levantamento realizado pela instituição, a geração de empregos diretamente ligados a microcervejarias em Ribeirão Preto aumentou 400% em 10 anos, com uma média de 4,17 funcionários por cervejaria. Além disso, a cidade concentra 0,45 pequenas cervejarias a cada 100.000 habitantes, número bem superior à segunda colocada, Campinas, que possui a razão de 0,27.

Leia mais:
Ribeirão Preto busca ser considerada a “champagne da cerveja”
15 lugares para quem gosta de cerveja em Ribeirão Preto

De acordo com a reitoria do IFSP, os estudos para implantação do curso já estão em andamento pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Cervejeira (GPCERV), que conta com a participação de pesquisadores do próprio IFSP e de outras instituições. O curso técnico oferecerá 40 vagas anuais, no período noturno. A duração do curso será de 1.200 horas, divididas em três semestres.

“A ideia de implantação do curso Técnico em Cervejaria levou em consideração a grande expansão do mercado das cervejas especiais nos últimos anos, a tradição da região de Ribeirão Preto na área cervejeira, que hoje se constitui em um dos mais importantes polos do setor no país, e também a experiência do parque industrial de Sertãozinho, já reconhecido no setor sucroalcooleiro”, afirma o IFSP, através de nota.

Segundo o IFSP, a proposta de criação do curso técnico já foi discutida através de reuniões e audiências públicas durante o segundo semestre de 2018, e, em 2019, o projeto de curso deve ser elaborado e passar por todos os trâmites legais para que possa ser oferecido a partir do primeiro semestre de 2020.

No entanto, existe a expectativa que cursos de extensão na área já possam ser oferecidos ainda em 2019, isso porque, já foi licitado um laboratório, que será utilizado para a capacitação dos alunos e para a pesquisa para o desenvolvimento do produto. O laboratório terá a capacidade, inicial, de produzir aproximadamente 700 litros de cerveja ao mês, no entanto, a capacidade pode ser ampliada para até 4.000 litros ao mês.


Foto: Pixabay

Compartilhar: