Após incêndios, Ribeirão Preto recebe ação de orientação ambiental neste sábado, 26
Incêndios atingiram a Zona Sul de Ribeirão na tarde de sexta-feira, 18; MP fala em ação criminosa

Após incêndios, Ribeirão Preto recebe ação de orientação ambiental neste sábado, 26

Secretaria de Meio Ambiente orienta população sobre a fauna e plantio de árvores em áreas queimadas na Zona Sul da cidade na semana passada

A Secretaria de Meio Ambiente promove, neste sábado, 26, a partir das 15h, uma ação de orientação à população sobre a fauna, na região da Zona Sul de Ribeirão Preto, onde foram registrados graves incêndios na semana passada. Na tarde de sexta-feira, 18, o fogo assustou os moradores e destruiu cerca de 10 hectares, deixando prejuízos e animais que viviam na região feridos. O Ministério Público diz que o incêndio foi criminoso e está levantando os suspeitos da ação. O 7º Distrito de Polícia de Ribeirão Preto investiga o caso, mas até agora ninguém foi preso nem identificado.

O Bosque Fábio Barreto já recebeu e tratou cerca de 100 animais vítimas das queimadas, por meio do programa "Uma nova chance".

Segundo Alexandre Gouvêa, diretor do Bosque, o local tem recebido mais de dez animais por dia. "Desde aves, répteis e mamíferos. Recebemos ouriços-cacheiros, jiboias, tucanos e saguis", relatou Gouvêa. Alguns animais sofreram danos causados diretamente pelo fogo, enquanto outros foram atropelados enquanto tentavam fugir. O diretor do Bosque explica que a intenção é devolver os animais à natureza assim que estiverem reabilitados.

Desde o sábado, 19, a equipe do Bosque se colocou à disposição para atender os animais vítimas das queimadas. Por isso, ao encontrar um animal ferido, o munícipe deve entrar em contato, primeiramente, com Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental. 

Neste sábado, 26, equipes do Meio Ambiente também vão esclarecer o planejamento técnico e consciente do plantio das árvores, pois os moradores de condomínios da região se organizam para ajudar no reflorestamento do local. A ação começou a ser organizada pelas redes sociais, mas a Prefeitura e profissionais da área foram contactados pelos moradores para ajudarem nas estratégias. 

A Secretaria do Meio Ambiente também informou que já está identificando as matrículas na prefeitura das áreas atingidas pelo fogo. Assim, depois de identificada a propriedade e responsabilidade dessas áreas afetadas, será elaborado um planejamento da recomposição.

Ajuda

Dentro da campanha "Uma nova chance", o Bosque também disponibilizou um WhatsApp na qual o cidadão pode tirar dúvidas com um veterinário.

Contatos
Corpo de Bombeiros
: 193
Polícia Ambiental: (16) 3996 0450
Whatsapp Veterinário do Bosque: (16) 99969 2728

Investigação 

O Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público realiza uma apuração dos incêndios na cidade, que podem ter sido criminosos. Sobre o caso específico do incêndio na Zona Sul, ele está sendo investigado pela Polícia Civil. Segundo o Corpo de Bombeiros, há indícios de que o fogo possa ter começado de forma criminosa. 

De acordo com informações de moradores, o fogo teria começado nas imediações do Royal Park, e se alastrado pelo entorno, atingindo a vegetação ao lado de outros condomínios. Trechos da Avenida Luiz Eduardo Toledo Prado precisaram ser interditados para que as equipes de bombeiros combatessem as chamas. Além de condomínios, a região também abriga trechos de mata e propriedades rurais.

Além do incêndio na Zona Sul, o Corpo de Bombeiros atendeu a outras duas ocorrências no mesmo dia tarde. Uma na Avenida Thomaz Alberto Whately, Zona Norte da cidade. E outra próxima ao distrito de Jurucê, em Jardinópolis.

 


Foto: Guilherme Fuzaro

Compartilhar: