Bosque Fábio Barreto recebeu cerca de 60 animais vítimas das queimadas em Ribeirão Preto

Bosque Fábio Barreto recebeu cerca de 60 animais vítimas das queimadas em Ribeirão Preto

Equipe de veterinários do Bosque se colocou à disposição para ajudar animais feridos

O Bosque Fábio Barreto recebeu cerca de 60 animais vítimas das queimadas desde a última sexta-feira, 18, quando incêndios atingiram a Zona Sul de Ribeirão Preto.

Segundo Alexandre Gouvêa, diretor do Bosque, o local tem recebido cerca de dez animais por dia. "Desde aves, répteis e mamíferos. Recebemos ouriços-cacheiros, jiboias, tucanos e saguis", relatou Gouvêa.

Alguns animais sofreram danos causados diretamente pelo fogo, enquanto outros foram atropelados enquanto tentavam fugir. O diretor do Bosque explica que a intenção é devolver os animais à natureza assim que estiverem reabilitados.

Desde o sábado, 19, a equipe do Bosque se colocou à disposição para atender os animais vítimas das queimadas. Por isso, ao encontrar um animal ferido, o munícipe deve entrar em contato, primeiramente, com Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental. 

Dessa forma, o animal será levado para uma equipe de veterinários de plantão no Bosque Fábio Barreto. Em caso de dúvidas, o Bosque também disponibilizou um WhatsApp na qual o cidadão pode tirar dúvidas com um veterinário.

Contatos
Corpo de Bombeiros
: 193
Polícia Ambiental: (16) 3996 0450
Whatsapp Veterinário do Bosque: (16) 99969 2728

Investigação 

O Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público realiza uma apuração dos incêndios na cidade, que podem ter sido criminosos. Sobre o caso específico do incêndio na Zona Sul, ele está sendo investigado pela Polícia Civil. Segundo o Corpo de Bombeiros, há indícios de que o fogo possa ter começado de forma criminosa. Um total de 10 hectares foi destruído pelas chamas.

De acordo com informações de moradores, o fogo teria começado nas imediações do Royal Park, e se alastrado pelo entorno, atingindo a vegetação ao lado de outros condomínios. Trechos da Avenida Luiz Eduardo Toledo Prado precisaram ser interditados para que as equipes de bombeiros combatessem as chamas. Além de condomínios, a região também abriga trechos de mata e propriedades rurais.

Além do incêndio na Zona Sul, o Corpo de Bombeiros atendeu a outras duas ocorrências no mesmo dia tarde. Uma na Avenida Thomaz Alberto Whately, Zona Norte da cidade. E outra próxima ao distrito de Jurucê, em Jardinópolis.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: