Em contato com o verde

Em contato com o verde

Plantas em apartamento são boas aliadas da decoração além de trazer frescor, saúde e harmonia para o ambiente

A vida de quem mora em apartamentos  tende a ser mais distante da natureza. A falta de espaço pode limitar esse contato com o verde. No entanto, muitas plantas são adaptadas para viverem em ambientes com menos iluminação. Além disso, a cor verde tranquiliza o ambiente, transmite frescor, saúde, equilíbrio e harmonia.

Para os arquitetos e designers de interiores, Isabela Manciopi e Rafael Brechani, o conceito de biofilia – “amor às coisas vivas” – entra em pauta também ao se trazer o verde para a  decoração. “Isso se tornou tendência atualmente na arquitetura e design de interiores. Estudos revelam que a presença do verde em um espaço promove bem-estar, sensação de relaxamento, saúde e conforto emocional. Assim, priorizamos cada vez mais projetar ambientes que conectem as pessoas com a natureza”, explicam

Paisagista Marcelo Faria descreve sete plantas apropriadas para apartamentos

O modo mais tradicional de introduzir as plantas na decoração é por meio de vasos, disponíveis em diversas formas e cores. “Por isso sempre haverá uma boa alternativa para o seu estilo e podem ser utilizados em todos os cômodos do apartamento”. explicam os designers. Segundo Isabela e Rafael, o que está sendo considerado o conceito de jardim vertical é uma tendência que está em alta no momento.

“É uma ótima escolha para incluir nos espaços! Por ser versátil, são inúmeras as possibilidades de aplicação, que variam conforme disposição de espaço e tipos de plantas”, declaram. Vale ressaltar que ao inserir uma planta em casa, trata-se de um novo ser vivo naquele ambiente, por isso, cuidados básicos são essenciais. Para os arquitetos, o local deve ser observado de acordo com a iluminação e os vasos conforme o espaço, sempre levando em conta a planta escolhida. “Elas são seres vivos e precisam de dedicação e cuidados, necessários para que elas tenham um desenvolvimento saudável”, pontuam. 

Rafael Brechani e Isabela Manciopi afirmam que a presença do verde em um espaço promove bem-estar

Plantas para o apartamento

A seguir, o paisagista Marcelo Faria dá dicas de plantas e cuidados específicos para apartamentos. 

1. Ficus Elastica 
Essa é uma planta resistente tanto para ambientes internos quanto externos. Ela pode ser regada de duas a três vezes por semana, dependendo do lugar onde ela está. “Se toma mais sol, três vezes na semana, já lugares mais sombreados, de uma a duas vezes. É sempre recomendado colocar a mão na terra e sentir a umidade e a necessidade com relação a água”, explica Faria. 

2. Filodendro Cascata
É uma planta resistente para lugares sombreados e com pouca claridade. O cuidado é simples, de acordo com o paisagista. “A irrigação para a parte externa é de uma a duas vezes na semana, dependendo muito do local”.

3. Pacova
Segundo Faria, a Pacova é uma planta boa para parte interna, com tolerância ótima para falta de claridade. A irrigação deve ser feita apenas uma vez por semana, sendo o ideal para ela. 

4. Zamioculca
A Zamioculca também é uma planta muito tolerante a lugares escuros. Além disso, em lugares mais claros ela também consegue se desenvolver e sua rega deve ser feita duas vezes por semana.

5. Espada de são Jorge
“Essa, tanto se adapta em ambientes escuros, quanto claros. A irrigação ideal para ela é de uma a duas vezes por semana”, explica Faria. 

6. Ficus Lyrata
“É uma planta da moda”, descreve o paisagista. Além disso, ela não tolera lugares escuros e deve ser regada duas vezes na semana. 

7. Jiboia 
“Tanto em uma varanda, cozinha, quanto em um quarto ou um hall social, essa planta requer poucos cuidados, pode ser molhada duas vezes na semana, sobrevive em lugares muito sombreados e escuros. Ela é muito legal para ambiente interno, se adapta muito bem”, descreve.


Fotos: Revide

Compartilhar: