Meio Ambiente cria cartilha para orientar Plantio Voluntário

Meio Ambiente cria cartilha para orientar Plantio Voluntário

Objetivo é evitar danos às mudas e a necessidade de intervenções severas de podas e extrações

Para orientar a forma correta de plantio, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente criou uma cartilha. De acordo com a pasta, é fundamental que os voluntários sigam as orientações recomendadas na cartilha, pois, o plantio inadequado, ao invés de melhorar a condição de cobertura vegetal da cidade, pode prejudicar a paisagem urbana. Espécies inadequadas pelo porte e formato das raízes, assim como o distanciamento e local inadequado do plantio, podem gerar inúmeros problemas. “Esse trabalho é de grande importância para nossa cidade, é uma ferramenta, que realizada corretamente, ajuda na revitalização e estruturação das áreas verdes e vias públicas”, ressalta Catherine D’Andréa.

Além de encaminhar à Secretaria a solicitação para autorização de plantio, anexando dados pessoais, indicação da área, da localização das mudas com o descritivo da indicação das espécies, espaçamentos e distribuição das mudas, é necessário que o interessado em realizar esse trabalho acesse o link  e siga as orientações apresentadas na cartilha de Plantio Voluntário.

“A formalização do pedido e as orientações têm como intuito evitar futuras intervenções severas de podas e extrações, visto que as árvores em áreas públicas coexistem com mobiliários urbanos como postes de iluminação, semáforos, passeios, edificações, fiações elétricas e telefônicas, como também podem interferir no trânsito de veículos e pedestres”, conclui a secretária da pasta.

*Informações da Prefeitura de Ribeirão Preto 


Foto: Divulgação

Compartilhar: