Remoção de 40 árvores revolta moradores do Jd. Juliana

Remoção de 40 árvores revolta moradores do Jd. Juliana

As plantas foram retiradas pela CPFL, que alega motivo de segurança; os moradores contestam; Fotos foram enviadas para WhatsApp da Revide

Os moradores do Jardim Juliana, na Zona Leste de Ribeirão Preto, estão indignados com a retirada de 40 árvores que ficavam no canteiro central de uma das avenidas do bairro. Eles enviaram a reclamação pelo WhatsApp da Revide, e alegam que não foram consultados sobre a derrubada das plantas.

A retirada das árvores na Avenida Marco Antônio Marcário dos Santos ocorreu na quarta-feira, 2 - o que motivou até um protesto contra a ação por parte da população. A remoção foi feita pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que justifica a retirada das plantas por motivos de segurança, pois as árvores estavam “fora dos parâmetros mínimos para fixação de faixa de segurança, por onde passam Linhas de Transmissão, colocando em risco a população e o sistema”, afirma a empresa em nota.

“A distribuidora ressalta que tem autorização para fazer a remoção das árvores e o caso é acompanhado pelo Poder Judiciário, tendo a CPFL cumprido com todas as determinações judiciais relacionadas ao assunto”, continua. A CPFL também afirma que doou duas mil mudas de árvores para a prefeitura realizar o replantio.

Porém, alguns moradores dizem que não foram informados de que aconteceria a remoção de tantas plantas, inclusive de árvores frutíferas como pitangas e amoras, consideradas de pequeno porte, portanto não atrapalhariam a rede elétrica.

Adriana Gomes, que mora há mais de 25 anos no bairro, diz que quando procurada, a concessionária de energia informou que foram os moradores que fizeram o requerimento para derrubada das árvores para segurança da população.

“Pedimos explicações e fomos informados que foi a pedido dos moradores, mas eu moro há 25 anos aqui e nunca ouvi falar nesse pedido. Nem nunca vi essa lista de assinaturas. Galhos e folhas para todos os lados. Algumas folhas estão secas, e corre o risco de incêndio por causa disso. Uma judiação, porque levará anos para tê-las novamente”, lamenta Adriana.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) diz que a CPFL está retirando árvores que foram plantadas de forma irregular no município por solicitação do Ministério Público (MP) por apresentarem risco à população. E afirma que a retirada dos exemplares autorizados pela Secretaria geraram um Termo de Compensação e Reparação Ambiental (TCRA), que prevê a doação de mudas para o município por parte da empresa.

Segundo a SMMA, o acordo para a remoção destas árvores plantadas de forma irregular vem desde ferreiro de 2014, e tem sido cumprido à risca pela concessionária de energia. As mudas estão sendo encaminhadas para o Horto Municipal e estão sendo utilizadas para plantio de programas da secretaria e doado aos moradores.

Você também pode mandar reclamações, denúncias e sugestões de pauta para a Revide. O nosso WhatsApp é (16) 9.8157-1492.

Foto: Arquivo Pessoal

 

Compartilhar: