Barriga de fora
Mariana Todorov experimentou os looks da Arlete Terra Store selecionados para a matéria

Barriga de fora

Gravidez da cantora Rihanna influenciou uma nova tendência de moda para as gestantes

Quando se fala de moda para gestantes, conforto é a palavra-chave. Durante esse período, a mulher sofre alterações em seu corpo como o crescimento da barriga, o aumento dos seios e do peso que precisam de um cuidado especial para o bem-estar físico e emocional da gestante. No entanto, o estilo não precisa ser deixado de lado.

No começo deste ano, a cantora Rihanna anunciou sua gravidez e, junto disso, impulsionou uma nova tendência para as mulheres na fase gestacional: barriga de fora e autenticidade. A cantora foi a principal modelo dessa nova tendência com suas aparições em grandes eventos vestindo roupas autênticas e sensuais, com muita pele à mostra e com a barriga de fora. 

Encontrar roupas que agradem neste período é uma tarefa difícil devido o histórico da moda destinada às gestantes. “Antigamente, a mulher grávida era considerada imprópria. Na Idade Média, elas usavam um avental por cima do vestido, que muitas vezes tinha que ser descosturado para caber a barriga; no período Barroco, usavam um modelo de vestido império, com pregas na frente para acompanhar o crescimento da barriga que nunca podia ficar a mostra”, descreve a coordenadora e docente da graduação em moda do Centro Universitário Moura Lacerda, Juliana Bononi.

De acordo com a professora, essa moda sofreu grandes transformações, como é o caso dos anos 20, em que as roupas ficaram mais soltas e largas com a cintura mais baixa. Porém, segundo ela, a maior mudança ocorreu nos anos 1970, quando a atriz Leila Diniz apareceu grávida de biquíni na praia.

“Como moda também é comportamento, apesar de todas a críticas da época, o escândalo virou tendência. Até os dias atuais, quando uma celebridade fica grávida, sempre aparece em uma revista com a barriga a mostra”, explica.

Além disso, a docente relembra quando engravidou em 1994. Ela se inspirava em algumas das revistas da época que colocavam mulheres com a barriga aparecendo, mas conta que foi muito criticada pelas pessoas de sua cidade. “As pessoas me paravam na rua e diziam: ‘essa criança vai nascer resfriada, você não cobre essa barriga’. Inclusive naquela época nem existia loja de roupas apropriada para gestante, a gente realmente tinha que adaptar”, afirma. 

Setor em gestação

Assim como o setor de moda plus size, que foi restrito por muito tempo, o mercado para gestantes ainda tem muito o que avançar. A gestante de 17 semanas, Mariana Todorov, reclama da falta de variedade e da qualidade das roupas desse setor.

“Antes de ficar grávida, eu já era gorda, então sinto que roupa gestante para mim não existe. Quando eu encontro uma que sirva, o tecido sempre é ruim e o modelo não faz o meu estilo. Há mais variedade para quem é magra, mas, mesmo assim, são limitadas, porque são ‘comportadas demais’ e sem ousadia”, critica.

A consultora de imagem, Brenda Nóbrega, que está grávida há 25 semanas, conta que em seus atendimentos o que mais recebe são mães que não se reconhecem quando se olham no espelho.

 “Isso é muito ruim para autoestima da mulher, porque aos poucos vamos nos perdendo e nos anulando, ficando difícil de nos encontrar. Por isso, é extremamente importante a moda gestante ter estilos para mulheres grávidas diferentes e não apenas um estilo. Uso no dia a dia vestidos, shorts e calças com elásticos confortáveis de cintura alta que alongam a silhueta deixando mais sofisticada, além de peças justas que valorizam a silhueta da grávida. Gosto também de abusar dos acessórios”, destaca Brenda.

Diferenciando o look

Apesar da dificuldade em encontrar peças para grávidas, algumas lojas atuam diretamente nessa necessidade do mercado. Como é o caso da Megadose Moda Gestante. Os looks dessa loja para a matéria foram montados inspirados na tendência de usar a barriga de fora como Rihanna.

Apesar de não ser uma loja exclusiva para gestantes, a Arlete Terra Store agrega peças de diferentes formatos, modelos, cores e tamanhos que podem ser usadas por elas, e a gestante Mariana, é a prova disso. Ela experimentou alguns dos looks selecionados para a matéria. 

Loja para gestantes, Megadose, apresentas roupas com variedades de cores e estilos


Foto: Mariana Rocha

Compartilhar: