Moda em forma de música
Público deve levar em consideração a duração do festival para a composição do vestuário

Moda em forma de música

Escolha de looks para o festival João Rock deve unir o conforto à modernidade

Os festivais de música servem de ponte para o encontro de diversas tribos e estilos. Em Ribeirão Preto, quando se fala de música e estilo, o João Rock é um dos eventos mais lembrados. Para a professora no curso de Moda no Centro Universitário Moura Lacerda, Ana Keila dos Reis, assim como a música é uma forma de arte que representa ideais e visões de mundo, a moda também é uma forma de representação social. “Usamos a roupa para mostrar quem somos, nossos gostos, nossas profissões e tudo o que nos representar. Por isso, podemos identificar o estilo de roupa em cada estilo musical”, explica. De acordo com Ana, o mais comum no evento são peças escuras, com estilo urbano, que combinam com a proposta musical do João Rock. “Suas características são o uso de roupas escuras, principalmente o preto, couro, acessórios como corrente, alfinetes, tachas, estampas de caveira, peças em jeans e camiseta de bandas. Outro estilo que podemos encontrar é o criativo, que mistura estampas, cores, acessórios e estampas de personagens”, descreve a professora. De acordo com ela, quem for frequentar aos shows pode apostar no uso de calças, shorts, jaquetas jeans, calças cargo, blusas com recortes, transparências, meias-calças tipo arrastão, chapéu bucket, muitas correntes, coturnos e camisetas de banda. 

ESTILO E CONFORTO 

Abrir mão do conforto apenas por estilo, não deve nunca ser considerada uma opção. Os frequentadores do João Rock devem levar em consideração que o festival dura horas, começando à tarde e terminando na madrugada. O que implica em mudanças significativas de temperatura. Além disso, é sempre bom levar em consideração que o evento é realizado no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto e conta com três palcos diferentes – palco João Rock, Brasil e Fortalecendo a Cena – que implicam em um deslocamento do público. Ou seja, salto alto deve ficar fora de cogitação. A recomendação é um sapato confortável, como tênis, botas ou coturnos. “O mais importante é apostar nas peças que te façam sentir bem e que te permitam aproveitar muito todos os momentos!”, afirma a estilista e influenciadora Marcela Costa Tumas. De acordo com ela, que já frequentou o festival, as pessoas ficam horas em pé e na multidão, então o conforto deve vir em primeiro lugar. “Uma vez usei uma bota de verniz com um saltinho e voltei com o pé cheio de bolhas”, relata. Para Marcela, muitos tênis “fashionistas” conseguem complementar o look e trazer o conforto ao mesmo tempo. 



MONTANDO O LOOK

Para as mulheres, a estilista aconselha apostar em uma saia preta e All Star cano longo. Na parte de cima, um body ou blusa preta, com franjas de strass no ombro. “Eu usaria um cabelo bem natural, com ondas feitas no babyliss e trancinhas na parte da franja. Acho muito legal apostar nos penteados com trancinhas e fitas, anéis e cintos que complementem o look dependendo do estilo que você se inspirar”, aconselha. Para os homens, Marcela propõe uma calça cargo marrom, camiseta preta, um tênis branco ou Vans Old Skool e bandana. “Ela pode ser amarrada tanto no pescoço, quanto na cabeça”, finaliza. A loja Proposta Boutique preparou opções de looks femininos para o festival. Na primeira foto a composição foi feita com uma calça preta, um top de renda preto com brilhos dourados, uma blusa também de renda preta, dando um ar de transparência e, para finalizar, uma jaqueta jeans escura ou uma jaqueta laranja. Já na segunda escolha, foram colocadas peças mais básicas, como a saia jeans e a blusa tomara que caia preta, para que o destaque fosse do Kimono com bordados coloridos. Ambos os looks caem bem com as opções de botas e coturnos apresentadas pela loja Arezzo e, para complementar, suas bolsas, tanto em tons metálicos, quanto o preto básico. A loja Ophicina do RibeirãoShopping também oferece ótimas opções para compor o look para o festival. Incluindo o All Star de cano alto recomendado pela estilista Marcela. 


Foto: Divulgação

Compartilhar: