Terremoto de magnitude 5,4 atinge Portugal
"É uma sensação estranha e muito desagradável", conta ribeirãopretana que vive em Lisboa
Um terremoto de magnitude 5,4 atingiu Portugal, nesta segunda-feira, 26. O tremor, que ocorreu no mar da costa de Setúbal foi sentido em várias regiões, incluindo a capital Lisboa. Apesar do susto, não houve relatos de danos ou vítimas, nem alerta para tsunami.
Segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM), o tremor aconteceu por volta das 5h11 (horário local), a uma profundidade de 10 km.
"É uma sensação horrível. Senti meu quarto todo mexer, meu lustre, minha mesa. É uma sensação estranha e muito desagradável", conta a universitária Marcella Mazieri Pereira, natural de Ribeirão Preto, mas que vive em Lisboa.
"Por volta das 5h da manhã eu dei um salto da cama. Logo que comecei a pesquisar as notícias vi que tinha sido um sismo [terremoto]", acrescenta. O tremor durou pouco mais de 10 segundos.
Um dos maiores terremotos ocorridos na história de Portugal, e um dos maiores da Europa, data de 1755. Sismólogos estimam que o tremor atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter. O evento também desencadeou um tsunami. Estima-se que cerca de 30 mil pessoas morreram, contudo, a falta de registros faz com que o número real seja desconhecido. Algumas pesquisas projetam até 90 mil mortes.
Foto: Pixabay (imagem ilustrativa)