Campos Elíseos: lugares

Campos Elíseos: lugares

Conheça alguns dos principais pontos dos Campos Elíseos

• Paróquia Santo Antônio de Pádua

 

A Abadia Santo Antônio foi inaugurada em 1947 e elevada a Basílica Menor em 2019. Inspirada na arquitetura do Mosteiro Nossa Senhora do Monte Oliveto, na Itália, foi desenhada pelo engenheiro Cesar Formenti e levou mais de 25 anos para ser concluída. Em 1938, o mosteiro foi elevado a Abadia e, em 1947, ano da morte de seu idealizador, o Abade Dom Luigi Perego, foi instituída a Paróquia Santo Antônio de Pádua, atualmente dirigida por Dom Gregório M. Botelho. Fica na rua Paraíba, 747.

 

• Lar Padre Euclides

Na Capela Nossa Senhora Aparecida – Lar Padre Euclides, que fica na Avenida da Saudade, 1577, acontecem missas aos sábados e domingos.

 

• Paróquia Santa Teresinha

A Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus foi inaugurada em 1975. Fica na Rua José de Alencar, 1506, Vila Tamandaré. Pároco Francisco Vannerom.

 

Capela "Santo Antoninho"

A Capela Santo Antônio, Pão dos Pobres (Santo Antoninho), foi construída no século XIX, entre os anos de 1892 e 1898, mas seu ano de fundação é 1903. Foi tombada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (CONPPAC) em 9 de dezembro 2009. Fica na Avenida Saudade, 222. Reitor Gilberto Kasper.

 

• Santa Casa


Criada por volta de 1896, como “Sociedade Beneficente de Ribeirão Preto”, sem fins lucrativos, para atender a população carente, a Santa Casa de Misericórdia (que só ganhou esse nome em 1910) começou em um simples casarão. Hoje, possui um grande complexo instalado no bairro, com hospital, ambulatórios, centro administrativo, centro clínico de especialidades médicas e operadora de saúde. Padre Euclides Gomes Carneiro foi provedor até 1915.

 

Trouxe as Irmãs Salesianas para dirigir o hospital e, em 1938, elas foram substituídas pelas Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Em 1935, foi inaugurada a Escola de Enfermagem e, em 1936, criada a Associação Médica.

 

Em 1993, a Santa Casa recebeu da Associação Paulista de Medicina (APM) o Selo de Qualidade. Nos anos 2000, a Pediatria foi transformada em “Hospital da Criança”, criou-se o Plano Santa Casa Saúde (hoje com mais de 40 mil beneficiários) e foi inaugurado o novo Centro Clínico. Atualmente, um hospital-escola com 15 residências credenciadas, a instituição atende em todas as referências médicas e realiza transplantes de rins desde junho de 2010. 

 

• Moura Lacerda

 

O prédio do Centro Universitário Moura Lacerda, situado na Rua Padre Euclides, foi adquirido em 1972 e representa um importante marco histórico, tanto para o desenvolvimento da universidade, como do bairro.

 

Em 1968, havia sido inaugurado o curso de Engenharia Civil e, em 1969, os cursos de Letras, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis e Matemática. Com a mudança para a nova e definitiva sede, foi criado também o curso de Educação Física.

 

Essa circulação de estudantes, professores e funcionários, consequentemente, atraiu investimentos e serviços que transformaram o entorno do prédio no Campos Elíseos. Hoje um complexo educacional com mais de um milhão de metros quadrados, divididos em três unidades (uma em Jaboticabal), o Moura Lacerda oferece 32 cursos de graduação e dez de pós-graduação em nível de especialização (Lato Sensu), além do Colégio Moura Lacerda, que permanece uma referência estudantil no bairro.

 

• Senai e Senac


Um ao lado do outro, em frente ao Bosque Municipal, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) compõem uma força de formação profissional bastante reconhecida pelo mercado.

 

O SENAC foi inaugurado em 29 de março de 1947, em um terreno doado pela prefeitura. Em 1970, começou a construção do novo prédio, com projeto arquitetônico de Jorge Wilheim e Miguel Juliano e Silva. A instituição oferece formação profissional em parceria com a iniciativa privada, pública e o terceiro setor e habilita tecnicamente estudantes no Ensino Médio nas áreas de Administração, Informática e Multimídia.

 

A unidade José Villela de Andrade Júnior | SESI Ribeirão Preto iniciou suas atividades em 1980. Instalada em 9 mil m², possui sete prédios onde atende convênios com empresas e indústrias da região, oferecendo, também, cursos gratuitos em programa da prefeitura.

 

• Centro Cultural Campos Elíseos


Voltado ao atendimento da comunidade local, o Centro de Formação Artística de Ribeirão Preto conta com duas salas de dança e Artes Cênicas, cinco salas de música e uma sala de leitura. Oferece Artes Cênicas, Artes Plástica, “Contação de História”, Canto Coral, Cavaquinho, Dança, Danças Urbanas, Musicalização, Piano, Teatro Teclado, Violão Clássico e Popular, Violino e Violoncelo. Fica na Rua Capitão Salomão, 250.

 

• Ipanema Clube

 

Fundado em 1965, por um grupo de 51 sócios liderado pelo engenheiro Homilton Marincek, o Ipanema Clube teve seu nome escolhido em homenagem à famosa praia do Rio de Janeiro. Nasceu com pouco mais de 9 mil m² de área. Hoje, possui, aproximadamente, 80 mil m².

 

Possui piscina olímpica, conjunto aquático, ginásio de esportes, 3º maior campo de futebol da cidade, quadra de tênis, academia, sauna, salão de festas, lanchonete e choperia. 

 


 

• Confira mais sobre os Campos Elíseos e outros bairros de Ribeirão Preto na editoria "Nosso bairro, nossa história".


Fotos: Revide/Divulgação

Compartilhar: