Coderp exonera funcionária investigada na Operação Sevandija
Uma das ações da Sevandija apura irregularidades em contratos da Coderp com a empresa Atmosphera

Coderp exonera funcionária investigada na Operação Sevandija

Vanilza Daniel era coordenadora de Recursos Humanos da companhia; o órgão era utilizado por vereadores para fazerem indicações de funcionários, segundo investigações

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp) exonerou a ex-coordenadora de Recursos Humanos Vanilza da Silva Daniel, uma das rés da Operação Sevandija. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 20, porém, a exoneração data do último dia 13 de novembro.

Vanilza estava afastada das atividades desde setembro de 2016, quando foi deflagrada a Sevandija. No início da operação, ela chegou a ser presa pela Polícia Federal, mas foi solta uma semana depois. A decisão da Coderp também aponta que ela foi demitida do cargo de auxiliar de departamento pessoal.

Em contato com a reportagem, a defesa de Vanilza informou que ainda não havia sido notificada da decisão, mas disse que acompanha a situação empregatícia da ré.

A ex-coordenadora de Recursos Humanos da Coderp é investigada na ação que apura irregularidades em contratos de licitação da Companhia com a empresa Atmosphera, que disponibilizava funcionários terceirizados para atuarem na Administração Municipal.

Leia mais:
Funcionários públicos são presos
Gaeco pede que investigados na Sevandija devolvam R$ 105 mi aos cofres de Ribeirão
Justiça de Ribeirão abre prazo para que investigados na Sevandija apresentem defesas
Dois anos após Sevandija, ex-presidente do Sindicato é demitido pela Prefeitura de RP

De acordo com os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, vereadores faziam indicações de funcionários que seriam contratados pela Atmosphera, em troca de apoio para projetos de interesse do governo da ex-prefeita Dárcy Vera na Câmara Municipal.

De acordo com o Gaeco, Vanilza, assim como Maria Lúcia Pandolfo, diretora da Coderp, recebiam e encaminhavam correspondências eletrônicas referentes às contratações dos “terceirizados” com informações sobre as “indicações políticas”. Elas negam ter cometido irregularidades na função.

Núcleo Coderp-Atmosphera

Ao todo, nove vereadores foram afastados de suas atividades no Legislativo com a deflagração da Sevandija – Walter Gomes, Cícero Gomes, Capela Novas, Genivaldo Gomes, Evaldo Mendonça, Saulo Rodrigues, Samuel Zanferdini, José Carlos de Oliveira e Maurílio Romano.

Além deles, são réus nesta ação o ex-secretário de Administração de Ribeirão Preto Marco Antonio dos Santos, o ex-secretário de Educação Ângelo Invernizzi Lopes, o ex-superintendente da Coderp Davi Mansur Cury, o ex-secretário da Casa Civil Layr Luchesi, Maria Lúcia Pandolfo, diretora da Coderp, e os empresários Jonson Dias Correa, Simone Aparecida Cicillini e Uesley Silvio Medeiros.

A ex-namorada do empresário Marcelo Plastino, proprietário da Atmosphera, morto em novembro de 2016, Alexandra Ferreira, e Paulo Roberto de Abreu Jr., ex-funcionário da empresa, firmaram um acordo de colaboração com o Ministério Público.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: