Gilmar Mendes acata petição de Baleia Rossi e pede encaminhamento de documentos da Sevandija
Baleia Rossi faz petição a ministro do STF

Gilmar Mendes acata petição de Baleia Rossi e pede encaminhamento de documentos da Sevandija

Em pedido, deputado declarou que, em razão de foro privilegiado, não poderia ser investigado pela justiça de Ribeirão Preto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou que a 4ª Vara Criminal de Ribeirão Preto encaminhe à Corte documentos que apontem citações do deputado Baleia Rossi (PMDB) na Operação Sevandija. A decisão foi baseada em petição de Baleia, realizada na última terça-feira, 27. A informação consta na revista IstoÉ.

Em Ribeirão Preto, a Polícia Federal continua o processo de investigação da Operação Sevandija, deflagrada em setembro de 2016, que investigou o desvio de recursos na prefeitura e levou à prisão da ex-prefeita Dárcy Vera (PSD) e de outros integrantes do governo municipal.

De acordo com a IstoÉ, em conteúdo disponibilizado pela Agência Estado, no pedido feito ao STF, Rossi anexa um documento do promotor Leonardo Romanelli, do Ministério Público do Estado de São Paulo, um dos que comandaram as investigações.

Nos papéis que integram o processo da Sevandija, há relatos de que o empresário Marcelo Plastino, um dos investigados na operação, afirmava ter feito pagamentos mensais de R$ 20 mil a Baleia e ainda R$ 100 mil para campanhas de políticos apoiados por ele. Plastino era dono da Atmosphera, empresa fornecedora de mão de obra terceirizada e contratada pela prefeitura local. Ele cometeu suicídio em novembro do ano passado.

No pedido, Baleia declara que por ser deputado federal, possui foro privilegiado, e por isso não poderia ser investigado pela Justiça local.

No despacho, Mendes afirma que: “Havendo indícios de responsabilidade penal do parlamentar federal nos crimes em apuração na investigação da Sevandija, o Juízo do Estado de São Paulo, responsável pela operação, deverá informar os crimes ao STF”.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: