Presa na Sevandija consegue liberdade após decisão do STJ
Telma Regina foi presa temporariamente na Operação Callichirus, 5ª fase da Sevandija

Presa na Sevandija consegue liberdade após decisão do STJ

Companheira do ex-superintendente do Daerp Marco Antonio dos Santos, Telma Regina conquistou habeas corpus

A companheira do ex-secretário de Administração de Ribeirão Preto Marco Antonio dos Santos, Telma Regina Alves, conseguiu uma liminar de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para ficar em liberdade enquanto o tribunal julga se é necessária prisão temporária à qual estava submetida desde a última semana.

Leia mais:
Polícia Federal e Gaeco deflagram quinta fase da Operação Sevandija
Mesmo preso, condenado na Sevandija recebeu propina, diz Ministério Público

Telma Regina foi presa na deflagração da Operação Callichirus, a quinta fase da Operação Sevandija, que apura esquemas de lavagem de dinheiro e pagamento de propina para manutenção de contratos do Departamento de Águas e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp), órgão do qual Marco Antonio dos Santos foi superintendente durante o governo de Dárcy Vera.

A liminar foi concedida pelo ministro do STJ Rogério Schietti Cruz, e teve sua decisão publicada nesta quarta-feira, 21. O magistrado considerou que a prisão de Telma Regina Alves “não possui amparo legal” pelos termos apresentados. “Não basta a mera alegação de que o suspeito irá comprometer a atividade investigativa para configurar a sua imprescindibilidade para a colheita dos elementos informativos do inquérito, sem que sejam declinadas concretamente as razões da medida extrema. De igual forma, não se legitima a prisão temporária apenas para garantir o interrogatório de uma pessoa, sob a alegação de que, solto, o investigado poderá combinar com o corréu as respostas. O fundamento adotado pelo Magistrado a quo se fosse válido, permitiria a prisão temporária de qualquer indiciado”, escreveu o juiz em despacho.

No entanto, a liminar ainda não foi julgada definitivamente e a ação deve ser analisada, mais à frente, pelo juiz do STJ. “À vista do exposto, defiro a liminar apenas para assegurar à paciente que aguarde em liberdade o julgamento final deste habeas corpus, devendo ser colocada em liberdade, se por outro motivo não estiver presa”, pontuou.

O gerente da Aegea Engenharia André Luiz Teixeira, que estava preso temporariamente, também conseguiu uma liminar de habeas corpus no STJ.


Foto: reprodução internet

Compartilhar: