Vacinação contra raiva animal em Ribeirão Preto começa em agosto
Vacinação contra raiva animal em Ribeirão Preto começa em agosto

Vacinação contra raiva animal em Ribeirão Preto começa em agosto

Serão 91 postos de vacinação espalhados por toda a cidade; expectativa é imunizar 50 mil animais

A Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, programou para agosto o início da campanha anual de vacinação contra raiva animal, que acontecerá em três sábados consecutivos, 05, 12 e 19 de agosto, em 91 postos de vacinação fixos distribuídos por Ribeirão Preto. A estimativa é imunizar 50 mil animais até o final da campanha.

A raiva é uma doença que não tem tratamento e é transmitida a cães e gatos por meio de contato com morcegos contaminados. Por isso há necessidade de proteger os animais domésticos, uma vez que a doença pode ser transmitida também ao homem.

Segundo o veterinário José Januário Martins, da Divisão de Vigilância Ambiental, as pessoas não devem tocar em morcegos, mesmo que esteja morto. “Pedimos que alertem as crianças e adolescentes para não tocarem em morcegos. Quem vir um morcego, mesmo que esteja morto, deve acionar a Divisão de Vigilância Ambiental para que sejam orientados corretamente”,afirmou. A mesma situação deve ser aplicada para os casos de animais domésticos com comportamentos estranhos.

A vacinação é uma medida preventiva e destinada a animais que ainda não foram vacinados. “Se por acaso algum proprietário já tiver dado a vacina e quiser aplicá-la novamente não tem problema. Esta imunização entrará como reforço”, explicou.

A abertura oficial da Campanha Municipal de Vacinação Contra Raiva Animal acontece dia 5 de agosto, às 8h, na unidade de Vigilância em Zoonoses, localizada na avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte), 4255 – Marincek.


Foto: Pixabay

Compartilhar: