A um dia do fim do prazo, partidos oficializam últimas candidaturas à presidência do Brasil
Confira todos os nomes dos candidatos à presidência

A um dia do fim do prazo, partidos oficializam últimas candidaturas à presidência do Brasil

Apesar das candidaturas, vices e coligações ainda são motivos de dúvidas para muitos candidatos

O prazo limite para o registro das convenções partidárias às eleições de 2018 termina neste domingo, 5. A maioria dos candidatos já havia sido oficializada pelos respectivos partidos antes deste último final de semana. Foram eles: Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU), Jair Bolsonaro (PSL), José Maria Eymael (DC), Marina Silva (Rede), João Amoedo (Novo), Álvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota).

O último, anunciado na manhã deste sábado, 3, foi o ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva. Durante convenção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) o ator Sérgio Mamberti fez o anúncio da candidatura de Lula para a presidência da república.

Os oradores do evento afirmaram que "não existe plano B" para a presidência. A afirmação foi feita após especulações divulgadas pelas agência Reuters, de que Fernando Haddad (PT) é cotado como alternativa para a presidência no lugar de Lula. Além de Haddad, o nome de Manuela D'Avila é cotado para assumir o cargo de vice na chapa petista e renunciar a candidatura à presidência pelo PCdoB

O partido convocou militantes para irem a Brasília no próximo dia 15 de agosto - prazo limite para oficialização das candidaturas junto ao TSE.

O que são Convenções?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada legenda possui muitos filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações.


Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE

Compartilhar: