Almoxarifado do Daerp apresenta irregularidades, aponta relatório da superintendência
Almoxarifado do Daerp apresenta irregularidades, aponta relatório

Almoxarifado do Daerp apresenta irregularidades, aponta relatório da superintendência

Entre os problemas, estão o armazenamento inadequado de tubos e válvulas, que estavam a céu aberto, e produtos com a validade vencida

O Superintendente do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão preto (Daerp), Afonso Reis Duarte, entregou nesta semana ao promotor da Justiça e Cidadania, Sebastião Sérgio da Silveira um relatório sobre a grave situação em que foi encontrado o almoxarifado da autarquia, que funciona na unidade da Rua Pernambuco. No relatório, são apontados o excesso de material desnecessário, vencido e sem utilidade para o Daerp, assim como as medidas que foram adotadas para solucionar o problema.

O relatório foi entregue no último dia 20, durante audiência com o promotor. A previsão era de que fosse entregue no dia 13, mas, por problemas de agenda a audiência foi transferida para esta semana. Também foi entregue uma cópia do relatório ao promotor Naul Felca que, juntamente com o promotor José Roberto Marques, vistoriou a situação do almoxarifado do Daerp em 27 de janeiro. O relatório também foi encaminhado ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

Afonso Reis Duarte explicou que o relatório foi encaminhado ao Ministério Público para mostrar o desperdício que houve na compra de materiais dentro da autarquia na administração passada e para que sejam tomadas as medidas cabíveis contra os responsáveis. Internamente já foi determinada a abertura de sindicância administrativa para apurar todos os fatos encontrados.

O relatório aponta que foram encontrados armazenamento inadequado de tubos e válvulas, que se encontravam a céu aberto em espaço completamente tomado pelo mato. Também foram constatadas compras em excesso, falhas em todos os procedimentos, ausência de inventário físico e incompatibilidade com os registros contábeis e de controle de estoques, além de perdas de materiais e produtos por armazenagem inadequada e por data de validade vencida.

O relatório demonstra algumas situações graves, como o caso dos protetores solares, para os quais foi feito um registro de compra em 02/2015 para adquirir 1.500 litros. Foram comprados 500 litros e encontram-se no estoque 220 unidades de 1 litro com data de validade vencida. Pelos registros de saída do produto, o consumo médio anual é de 126 litros. Nova ata foi aberta em 07/2016 prevendo a compra de mais 2.500 litros.

Há ainda o exemplo de desperdício no caso dos uniformes. Alguns modelos têm estoque para 50 anos, como é o caso da camisa profissional EG uso médio anual de cinco - atualmente há 255 camisas. Também foram encontradas situações semelhantes com estoque em excesso de pneus, câmaras de ar e tubos.

Medidas

Após a constatação destes problemas foram adotadas as seguintes providências;

1. Limpeza do pátio, melhoria de iluminação, corte permanente dos matos, remanejamento de materiais, etc.;

2. Contagem física e identificação dos materiais (tubos, pneus, câmaras de ar, material de limpeza, uniformes, etc.);

3. Gestão do Almoxarifado e do pátio de armazenagem:

- Fluxogramas de processos de compra, retirada e recebimento de materiais

- Regras básicas de armazenamento

- Definição de setores de materiais no almoxarifado

- Implantação de controle de materiais com validade

- Inventário Rotativo (contagem física)

- Controle de estoque por níveis de valores

- Compras programadas pela média de consumo anual

- Rearranjo físico de materiais por setor

- Empilhamento adequado às instalações

- Limpeza (retirada de ninhos de pombos no local)

- Uso de uniforme e crachá de identificação

- Quadro de avisos para requisitantes

- Melhoria na ventilação do local

- Melhoria a atendimento de normas de segurança

- Melhoria na circulação interna

- Retirada de materiais com validade vencida

- Relatórios de Inspeção no recebimento de materiais

- Plantões programados de finais de semana e feriados

- Plantão para atendimento de emergência a qualquer hora fora do expediente

4. Tubos e conexões: Foi determinada à Diretoria Técnica (Engº Igor) a apresentação de um relatório técnico constatando ou não o comprometimento dos materiais expostos a céu aberto, bem como a elaboração de um estudo para aproveitamento, alienação ou descarte dos estoques em excesso;

5. Demais materiais em excesso, inservíveis ou vencidos: No caso dos materiais de limpeza estamos buscando viabilizar legalmente a transferência para a empresa de limpeza com abatimento no valor contratual. Materiais “inservíveis” para o Daerp estuda-se a transferência para a Prefeitura Municipal. Materiais vencidos: Estuda-se o descarte em locais seguros;

6. Abertura de processo interno de sindicância para apurar responsabilidades sobre os graves fatos constatados.


Foto: FL Piton

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