Bolsonaro quebra silêncio e repreende manifestações violentas

Bolsonaro quebra silêncio e repreende manifestações violentas

Após fala de Bolsonaro, ministro Ciro Nogueira declara que governo dará início à transição

O presidente Jair Bolsonaro (PL) quebrou o silêncio nesta terça-feira, 1º, em rápida fala no Palácio da Alvorada. Bolsonaro não fez menção direta à  vitória de Luis Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do último domingo, 31.  "Continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição", declarou o presidente. 

 

Bolsonaro falou por menos de três minutos e não respondeu a questionamentos da imprensa. Desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou a vitória de Lula às 19h56 de domingo, Bolsonaro não havia se pronunciado sobre o resultado. Líderes de países como Estados Unidos, China, França, Canadá e Argentina já haviam parabenizado Lula pela vitória.

 

Bolsonaro agradeceu aos 58 milhões de votos que recebeu no último domingo e comentou sobre as manifestações. "As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir", afirmou o presidente. 

 

Logo após a fala de Bolsonaro, o ministro da Casa-Civil Ciro Nogueira informou que o governo dará andamento na transição de governo a partir desta quinta-feira, 3. Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa de Lula, deverá ser o intermediador. 

 

Leia a íntegra do discurso

 

Quero começar agradecendo os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim no último dia 30 de outubro. Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral.

 

As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir.

 

A direita surgiu de verdade em nosso país. Nossa robusta representação no Congresso mostra a força dos nossos valores: Deus, pátria, família e liberdade.

 

Formamos diversas lideranças pelo Brasil. Nossos sonhos seguem mais vivos do que nunca. Somos pela ordem e pelo progresso. Mesmo enfrentando todo o sistema, superamos uma pandemia e as consequências de uma guerra.

 

Sempre fui rotulado como antidemocrático e, ao contrário dos meus acusadores, sempre joguei dentro das quatro linhas da Constituição. Nunca falei em controlar ou censurar a mídia e as redes sociais.

 

Enquanto presidente da República e cidadão, continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição.

 

É uma honra ser o líder de milhões de brasileiros que, como eu, defendem a liberdade econômica, a liberdade religiosa, a liberdade de opinião, a honestidade e as cores verde-amarela da nossa bandeira.

 

Muito obrigado.

 

Leia mais:

Governador de SP autoriza liberação das rodovias


Foto: Agência Brasil

Compartilhar: