Câmara aprova isenção de taxa em concursos para pais de crianças com deficiência em Ribeirão Preto

Câmara aprova isenção de taxa em concursos para pais de crianças com deficiência em Ribeirão Preto

Veja mais o que foi discutido, nessa quinta-feira, 27, na Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto

A Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto aprovou, nessa quinta-feira, 27, um projeto de lei que isenta os pais ou responsáveis de crianças com deficiência de pagarem taxas de inscrição em concursos públicos realizados no município.

O projeto prevê a isenção para pais ou responsáveis que tenham renda mensal média de até dois salários mínimos. Originalmente, o texto estipulava apenas a isenção para as mães de crianças com microcefalia. 

Porém, após pedido dos vereadores Marinho Sampaio (MDB) e Luciano Mega (PDT), através da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto foi alterado e incluído todas as demais deficiências e o limite de renda.

“Nós tirámos [a isenção] apenas para pessoas com microcefalia, colocando as pessoas as pessoas com deficiência como um todo. É um projeto importante, principalmente para aquelas pessoas de baixo poder aquisitivo”, explicou o vereador Rodrigo Simões (PDT), autor da proposta.

Vídeo viral

Os vereadores Igor Oliveira (MDB), Lincoln Fernandes (PDT) e Alessandro Maraca (MDB) criticaram a forma como a Prefeitura divulgou a primeira suspeita do coronavírus na cidade. O primeiro anuncio oficial foi feito por meio de um vídeo do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) ao lado do secretário de Saúde, Sandro Scarpelini.

Segundo Oliveira, o caso merece atenção, mas o Executivo municipal estaria deixando a desejar em um casos mais graves, como o da dengue. Já Maraca, disse que o vídeo foi "alarmista".

"É um vídeo que presta um desserviço. Eu coloco em xeque a honestidade da preocupação do prefeito com o coronavírus [...]. É uma mania de grandeza, 'eu quero participar dos assuntos internacionais, mas não me preocupo com os assuntos domésticos'", criticou Fernandes.

Na tarde desta quinta-feira, o Hospital das Clínicas e a Prefeitura de Ribeirão Preto concederam entrevistas coletivas para tratar do caso suspeito na cidade. O Executivo ressaltou que elaborou protocolos de contingência do vírus no final do mês de janeiro.

Afastamento

O vereador Luís Antônio França (PDT) passou por uma cirurgia cardíaca. "Depois de três anos de espera, finalmente, consegui fazer a tão esperada cirurgia", escreveu o parlamentar.

O parlamentar ficará afastado do trabalho por 14 dias. “Ficarei um período em recuperação e em breve minha agenda de vereador voltará ao normal. Agradeço as orações e os pensamentos positivos", concluiu.

Leia mais:
HC e Prefeitura concedem coletiva sobre suspeita de coronavírus em Ribeirão Preto
 


Foto: Câmara Ribeirão Preto

Compartilhar: