Câmara de Ribeirão vota lei para higienização dos óculos 3D nos cinemas

Câmara de Ribeirão vota lei para higienização dos óculos 3D nos cinemas

Já existe uma lei estadual que obriga as redes de cinema a realizarem a higienização dos equipamentos, no entanto ela não detalha a punição ao cinema

O produtor audiovisual André de Castro diz que nunca ficou com receio de utilizar óculos 3D nos cinemas. Ele conta que confia que a empresa que cuida da sala realiza a higienização necessária no equipamento para que outra pessoa possa utilizar.

"Na maioria das vezes eles são entregues em sacos plásticos fechados. A gente devolve para outras pessoas usarem. Entendo que deva existir uma limpeza para a próxima sessão. Eu espero (risos)”, afirma André, que acredita que se tal limpeza não for feita, os óculos embaçados podem atrapalhar a diversão, mas conta que nunca se encontrou em uma situação do tipo.

Mas para aqueles fãs da sétima arte que ainda têm receio de se deparar com um par de óculos não muito limpo ou com medo de ele conter alguma bactéria que pode causar doenças como conjuntivite, a Câmara de Ribeirão Preto vota nesta terça-feira, 13, lei que obriga as salas de cinema do município a realizarem a higienização e esterilização dos equipamentos.

O autor da proposta, o vereador Paulo Modas (PROS), justifica que a atitude é necessária, porque vêm aumentando o número de doenças infectocontagiosas transmitidas pela utilização de óculos não descartáveis.

“A reutilização de óculos por diversos espectadores é um veículo de contaminação viral e bacteriana, tornando-se assim um foco de transmissão de doenças oftalmológicas”, defende o vereador.

O projeto prevê multa de R$ 10 mil as salas de cinema que não cumprirem a determinação, e não permite que o cliente seja cobrado a mais por isso.

Algumas redes de cinema já realizam o trabalho de limpeza. Geralmente os equipamentos são lavados em máquinas parecidas com lava-louças, utilizando detergentes.

Já existe uma lei estadual que obriga as redes de cinema a realizarem a higienização dos equipamentos. A lei 14.472, em vigor desde 2011, do deputado estadual João Caramez (PSDB), determina que os estabelecimentos entreguem os óculos aos clientes embalados e limpos, e assim como a proposta ribeirãopretana, não permite a adição de custos aos consumidores, porém, a determinação estadual não detalha qual punição o cinema sofrerá, apenas diz que ele será punido de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, assim, a pena varia de multa a cassação da licença de funcionamento.

Revide On-line
Leonardo Santos
Fotos: Arquivo Revide 

Compartilhar: