Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto aprova “Dia municipal de oração pela cidade”
Projeto teve como autores os vereadores Orlando Pesoti (PDT), João Batista (PP) e Gláucia Berenice (PSDB)

Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto aprova “Dia municipal de oração pela cidade”

Confira outros temas que também foram discutidos na sessão desta terça-feira, 18

Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto aprovou, na sessão desta terça-feira, 18, o projeto de lei que institui o "Dia municipal da oração pela cidade". De autoria dos vereadores Orlando Pesoti (PDT), João Batista (PP) e Gláucia Berenice (PSDB), o texto estabelece que a data seja comemorada com um evento, na esplanada no Theatro Pedro II, todo dia 18 de junho.

Na justificativa, os parlamentares argumentam que orar é "um ato do interior do ser humano, onde este conversa com Deus". Por fim, consta no texto que "sem discriminação de religião, este ato é de fundamental importância para uma vida cristã, pois a pessoa que ora é a mais beneficiada pela força de sua própria oração".

Segundo Gláucia, "a oração é um instrumento importante para melhorar a vida na cidade". O vereador, com nome bíblico, João Batista, parafraseou as escrituras “feliz a nação cujo Deus é o Senhor”. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Simbolismo

Antes do início da sessão, a Câmara promoveu a troca das bandeiras hasteadas na frente do prédio. Segundo o presidente Lincoln Fernandes (PDT), o rito nunca havia sido seguido de maneira correta do início ao fim. Todos os funcionários da Casa participaram da solenidade.

Sob a regência da banda da Polícia Militar, as bandeiras da cidade, do estado e do país foram trocadas por novas e hasteadas. As flâmulas antigas, como pede o regimento, foram entregues à PM para serem incineradas.

Mandou um salve

O vereador Renato Zucoloto solicitou uma moção de congratulação aos responsáveis pela realização do João Rock, em Ribeirão Preto. Segundo Zucoloto, os empresários estão de parabéns por fazer um evento de tamanha magnitude – com 65 mil pessoas – em um local tão mal cuidado, como é o Parque Permanente de Exposições. "A cada evento eles tem que praticamente reconstruir o local", declarou o vereador.

Entre 2018 e 2019, o Parque Permanente de Exposições foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara. O relatório final apontou para um suposto crime de caixa dois cometido pelo ex-secretário de esportes Layr Luchesi.  Apesar das suspeitas, o relatório foi considerado inconclusivo. Segundo o relator, o vereador Orlando Pesoti (PDT), existia um forte indicio de destruição de provas. 

Leia mais:
CPI do Parque Permanente de Exposições aponta para suposto caixa dois

Complicado

O secretário da Educação Felipe Elias Miguel encaminhou um ofício aos vereadores para informar que ainda não há um consenso quanto à reposição dos dias de aula durante a greve dos servidores em Ribeirão Preto.

Os 21 dias sem aulas deveriam ser repostos em dias úteis, mas sem aulas, aos sábados e durante o recesso. Porém, professores, funcionários e membros de sindicatos e do Conselho Municipal da Educação ainda não acataram totalmente à proposta.

“O secretário compartilha o impasse com a Câmara. Ele está tentando, mas por enquanto ainda não temos uma resolução”, declarou o vereador Fabiano Guimarães (DEM), presidente da Comissão de Educação.

Leia mais:
Para reposição de dias de greve, escolas poderão ter aulas aos sábados e nas férias


Foto: Allan S. Ribeiro/Câmara Ribeirão

Compartilhar: