Câmara instaura CPI para investigar morte de estudante em escola de Ribeirão Preto
Vereadores já receberam denúncias de problemas estruturais em outras escolas da cidade

Câmara instaura CPI para investigar morte de estudante em escola de Ribeirão Preto

Lucas da Costa Souza de 13 anos morreu dentro de uma instituição municipal, na Vila Virgínia

A Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação na morte do estudante Lucas da Costa Souza.

A CPI será presidida pelo vereador Isaac Antunes (PR), e é formada por Gláucia Berenice (PSDB), João Batista (PP), Orlando Pesoti (PDT) e Maurício Vila Abranches (PTB).

O estudante de 13 anos morreu dentro da Escola Municipal Eduardo Romualdo de Souza, na Vila Virgínia. Ele teria escalado uma grade do local na tarde do dia 30 de novembro. A suspeita da perícia é de que o adolescente tenha sofrido uma descarga elétrica.

De acordo com o vereador Isaac Antunes, a CPI irá se reunir até sexta-feira, 7, para elaborar um cronograma de audiências, requerer laudos e começar a investigação. Com isso, a CPI terá início oficial na próxima semana.

“Cada membro da comissão recebeu denúncias de escolas diferentes. Já temos denúncias de problemas estruturais várias escolas. Iremos fazer uma varredura em praticamente 100% das escolas municipais de Ribeirão. Temos que investigar este caso, mas não podemos virar as costas para episódios futuros", comenta Antunes.

Leia mais:
Adolescente de 13 anos morre dentro de escola municipal de Ribeirão Preto
Morte de adolescente dentro de escola municipal é investigada como suspeita

Só 7 das 109 escolas municipais de Ribeirão Preto têm alvará do Corpo de Bombeiros

O caso


Segundo registros policiais, Lucas e outros alunos se preparavam para ir embora, quando, segundo imagens da câmeras de segurança, o menino escalou a grade.

Logo em seguida, o estudante foi encontrado caído, já sem sinais de vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o procedimento de reanimação cardiopulmonar foi realizado por, aproximadamente, 50 minutos, mas sem sucesso. 

Os peritos solicitaram a vistoria de um eletricista, que apurou que, na parte superior da laje, próximo à grade, foram encontrados fios desencapados de 220 volts.

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Educação, esclareceu que, imediatamente, acionou o Samu após o aluno ter caído ao subir em um portão de dois metros de altura. Já a Secretaria Municipal de Saúde alegou que, ao chegar na escola, cinco minutos após o chamado, a equipe de emergência encontrou a vítima em parada cardíaca. 


Foto: Aline Mattos/Câmara

Compartilhar: