Câmara votará contas de 2016 da ex-prefeita Dárcy Vera

Câmara votará contas de 2016 da ex-prefeita Dárcy Vera

Contas da Prefeitura, no ano em que Sevandija foi deflagrada, deverão ser rejeitadas pelos vereadores

A Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto aprovou, nessa quinta-feira, 13, a convocação de uma sessão extraordinária para a votação das contas da Prefeitura de 2016. O ano marcou a deflagração da Operação Sevandija no município.

A sessão foi agendada para o dia 27 de agosto. Contudo, a votação deveria ter ocorrido em maio, mas foi adiada em decorrência da pandemia. A mesa diretora da Câmara já adiantou que as contas deverão ser rejeitadas.

Dos oito anos em que ficou no poder, Dárcy Vera já teve as contas de cinco anos reprovadas, sendo: 2010, 2012, 2013, 2014 e 2015. Os balanços foram reprovados tanto pela Câmara quanto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Situação

A ex-prefeita de Ribeirão Preto teve um pedido de habeas corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 5 de dezembro de 2019. Desde então, ela aguarda a conclusão do processo em liberdade

Dárcy foi condenada a cumprir 18 anos e nove meses de reclusão, com toda a pena a ser cumprida, inicialmente, em regime fechado. A condenação é referente a investigações da Operação Sevandija, deflagrada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal em 1 de setembro de 2016. Além de cinco anos de prisão no caso da Stock Car. Corre também na justiça a investigação por lavagem de dinheiro.

No início deste mês,, a ex-prefeita se tornou ré em mais um processo no âmbito da Operação Sevandija. Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Dárcy teria lavado cerca de R$ 530 mil na reforma de sua casa.  Segundo os procuradores, o dinheiro utilizado seria oriundo de propina. A defesa da ex-prefeito sempre negou todas as acusações, além de alegar perseguição política. 


Foto: Câmara Municipal de Ribeirão Preto

Compartilhar: