Desafio de comissão que analisa preço de combustíveis é apresentar resultados
CEE quer analisar preço de combustíveis em Ribeirão Preto, mas aponta dificuldades

Desafio de comissão que analisa preço de combustíveis é apresentar resultados

Comissão de Estudos foi instalada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto instalou nesta quinta-feira, 4, a Comissão Especial de Estudos (CEE) para analisar o preço dos combustíveis na cidade. Os vereadores que compõem a CEE afirmam que desafio é fazer diferente e apresentar resultados. Para representante da classe dos postos de combustíveis, comissão pode ser boa para mostrar a realidade, e não apenas opiniões sobre o assunto.

Fazem parte da comissão os vereadores Ariovaldo de Souza (PTB), o Dadinho, que presidirá os estudos, Jean Corauci (PDT), e Fabiano Guimarães (DEM), o relator, que afirmou que procurará encontrar uma solução para que essa não seja mais uma comissão que não apresente resultados.

Leia mais:
Câmara instala comissão para analisar preço dos combustíveis em Ribeirão Preto

“É um assunto bastante delicado. Os preços dos combustíveis em Ribeirão Preto demonstram uma situação esquisita por se mostrarem mais altas do que em outras cidades. O nosso objetivo é não deixar não ter uma resposta”, comentou Guimarães, que disse que o desafio é fazer um trabalho diferente ao de comissões realizadas em outras legislaturas.

O vereador também comentou que os estudos devem ser aprofundar além de cobrar os donos dos postos de combustíveis e averiguar a situação nas distribuidoras, já que ele aponta que são uma parte “culpada” do problema, e que raramente são discutidas.

Dadinho chegou a afirmar que tomou como “questão de honra avançar sobre o tema”, apesar de ser uma questão “delicada e polêmica”, declarou ao abrir a reunião de instalação dos estudos.

Cronograma

Também foi apresentado um cronograma prévio de trabalho da CEE, em que consta o convite para serem ouvidos pelos vereadores o chefe do Procon-SP e os delegados titular e adjunto da Receita Federal no município.

Os vereadores planejam, ainda, solicitar o Ministério Público de São Paulo para que informe se existe algum procedimento interno investigado ou ação judicial referente a possível existência de prática de alinhamento de preços de combustíveis na cidade - o chamado cartel.

Donos de postos

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sincopetro) de Ribeirão Preto, Osvaldo Manaia, comentou que teme que seja mais uma CEE que não dê resultados e que seja apenas uma oportunidade para os políticos aparecerem, mas a disse que, se for levada a sério, mostrará que as comparações de preços de combustíveis com outros municípios não são cabíveis.

“Seria até bom para mostrar na Câmara a realidade dos preços que recebemos das distribuidoras. O Procon já requisitou todas as notas e constatou que não existem irregularidades e trabalhamos de acordo com as nossas condições”, afirmou Manaia.


Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Compartilhar: