Empreiteiras da Lava Jato pagaram à empresa de Lula
LILS Palestras, que possui 98% de capital do ex-presidente, recebeu recursos de cinco companhias investigadas na Operação
O procurador do Ministério Público Federal Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 4, que 47% dos valores das palestras realizadas pela empresa LILS, do ex-presidente, foram pagos pelas cinco maiores empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. A Polícia Federal apura o destino e a origem de R$ 10 milhões destinados aos eventos realizados pela empresa.
A 24ª fase da operação, chamada de Aleteia, que significa "busca pela verdade" foi deflagrada na madrugada desta sexta-feira.
Ao todo, são cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de condução coercitiva - entre os quais está o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que presta depoimento à Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas desde as 8h. A LILS Palestras e Eventos possui 98% do capital em nome do ex-presidente e 2% em nome de Paulo Okamotto, que também foi alvo de um dos mandados de condução coercitiva nesta manhã.
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula