Funcionários da UBDS Central protestam na Câmara de Ribeirão

Funcionários da UBDS Central protestam na Câmara de Ribeirão

Servidores são contrários ao fechamento da unidade de atendimento de urgência para que seja transformada em AME

Servidores da Saúde, que atendem na Unidade Básica Distrital da Saúde (UBDS) Central, realizaram uma manifestação nesta terça-feira, 6, na sessão da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, contra o fechamento da unidade para que ela seja transformada em um Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Os servidores se reuniram com os vereadores para discutir a situação.

Leia mais:
Funcionários protestam contra a transferência da UBDS Central

Eles alegam que a transferência do pronto-socorro para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sumarezinho irá apenas alterar o problema da saúde pública no municipal. A servidora Jaqueline Beraldi afirmou que os servidores não são contrários ao AME, mas acreditam que é necessário ter uma referência de atendimento rápido na região central para facilitar o deslocamento dos moradores.

“O AME vai por o paciente na lista de espera para o exame, e não atendimento de urgência. A central é principal referência de emergência nessa região. Um Samu daqui [Câmara Municipal] até a UPA Cuiabá iria demorar mais do que a Central. O Pronto-Socorro já está sobrecarregado por atender as pessoas que iriam à UPA Cuiabá antes do fechamento daquela unidade”, alertou Jaqueline.

Ela ainda reclamou do sucateamento do serviço público de saúde, que tem o atendimento limitado por falta de profissionais. “Não queremos perder o AME, mas não queremos perder uma unidade de pronto-socorro central. Que o AME venha para ajudar, e não para substituir”, completou a servidora, que apresentou na Câmara um abaixo-assinado com mais de três mil assinaturas.

Substitutivo incorporações

Os vereadores também aprovaram em primeira discussão o substitutivo a um artigo da lei 2515/2012, sobre as incorporações salariais dos servidores da Câmara. Com o novo texto, as incorporações serão de 20% ao ano de valores de gratificações maiores que o salário base, até que complete 100% daqueles servidores que venham exercer a posição, e não aqueles que já a exerceram.

“Não é nenhum tipo de caça às bruxas, mas é momento de mudança. Muitos problemas de falta de dinheiro público acabariam com projetos como esse de cortes de gastos”, afirmou o vereador Marcos Papa (Rede) um dos propositores da medida, junto com Boni, do mesmo partido.

Prêmio Sócrates

Os vereadores também aprovaram a criação do Prêmio Sócrates Brasileiro, para o homenagear os atletas ribeirãopretanos. “Quando perdemos um ídolo, perdemos parte de nossa história. Então, por que não começarmos a resgatar tantos talentos que temos em vida? Acho importante esse reconhecimento, porque quando vamos à Olimpíada, recebemos um medalha do governo federal e estadual. É uma homenagem aos grandes expoentes que temos em Ribeirão Preto. Para resgatar nossa cultura esportiva e nossa história”, defendeu Boni, autor da proposta, que foi atleta do vôlei.


Foto: Allan Ribeiro/Câmara Ribeirão

Compartilhar: