Ministério Público denuncia Lula por cinco crimes
Ministério Público denuncia Lula por cinco crimes

Ministério Público denuncia Lula por cinco crimes

São suspeitas palestras do ex-presidente contratadas e articulação de Lula para obtenção de financiamentos para Odebrecht

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva por cinco crimes - organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, corrupção passiva. Além de Lula, também foram denunciadas outras 10 pessoas, entre elas, o empresário Marcelo Odebrecht.

O MPF apresentou a denúncia à Justiça Federal nesta segunda-feira, 10, sobre investigação de possível articulação de Lula para a facilitação do financiamento de obras em Angola, para a Construtora Odebrecht, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A construtora teria pago R$ 30 milhões em propinas para conseguir os empréstimos.

Além disso, a procuradoria investiga Lula em 44 possíveis casos de lavagem de dinheiro, que teriam ocorrido na contratação de palestras dadas pelo ex-presidente. Se a justiça aceitar a denúncia, essa será a terceira vez que ele se tornará réu em uma investigação referente a Operação Lava Jato.

Os outros denunciados foram Marcelo Bahia Odebrecht, o sobrinho de Lula Taiguara Rodrigues dos Santos, os empresários José Emmanuel de Deus Camano Ramos e Pedro Henrique de Paula Pinto Schettino, Maurizio Ponde Bastianelli, Javier Chuman Rojas, Marcus Fábio Souza Azevedo, Eduardo Alexandre de Athayde Badin, Gustavo Teixeira Belitardo e José Mário de Madureira Correia.

Em nota, a defesa de Lula disse que se pronunciará sobre as denúncias na tarde desta segunda-feira.


Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Compartilhar: