Partido faz ‘vestibular’ para escolher candidatos às eleições de 2018
Partido realiza ‘vestibular’ para escolher candidatos para as eleições de 2018

Partido faz ‘vestibular’ para escolher candidatos às eleições de 2018

Novo realiza debate em Ribeirão Preto entre pretendentes à habilitação de se candidatar

Para evitar atrair os chamados “aventureiros” e não pegar a pecha de ser uma chamada legenda de aluguel, o Partido Novo decidiu fazer um processo seletivo para definir candidatos às eleições legislativas de 2018. A proposta da legenda será apresentada em Ribeirão Preto, neste sábado, 5, em debate entre os participantes da seleção.

A ideia do Novo, partido criado em 2015, é de ter habilitadas como candidatas as pessoas que atendem ao valor da sigla, que já realizou a mesma proposta para as eleições municipais de 2016 em algumas capitais do País, para concorrer a cadeiras no legislativo. Em São Paulo, o partido conseguiu eleger uma vereadora, Janaína Lima.

De acordo com o líder - o partido não pretende utilizar as nomenclaturas adotadas pelos partidos tradicionais - do Núcleo do partido, o advogado Daniel Caetano, no município 97 pessoas já são filiadas, e embora o número seja pequeno, ele acredita que a proposta do partido vai fazer com que cresça bastante.

“Não usamos dinheiro público. Embora recebamos o dinheiro do fundo partidário por obrigação da lei, não utilizamos este dinheiro, e essa é uma das nossas principais bandeiras”, afirma Caetano, que continua dizendo ser inovadora a ideia de um processo de seleção para definir quem serão os candidatos que representarão a sigla nas eleições.

Um desses concorrentes à habilitação para candidatura a uma vaga à Câmara dos Deputados é o jornalista Ferraz Júnior, que salienta a originalidade da proposta, justamente para não abrigar pessoas que só queiram utilizar da legenda, sem compactuar com as ideias, que são baseadas no liberalismo econômico e social.

“Ao final do processo, fica habilitado a concorrer quem se identifica com as ideias. Não entra nenhum aventureiro e não se trata de uma sigla de aluguel”, afirma o jornalista.

O processo de seleção do candidato leva em consideração quatro etapas. Na primeira, que teve início em maio passado, o interessado deveria enviar um vídeo e responder questões de uma prova on-line sobre os pensamentos do partido. Passado este estágio, os candidatos foram submetidos a uma entrevista por Skype. Na terceira fase, a atual, os pretendentes devem realizar reuniões na região em que vive para apresentar as propostas da sigla. A quarta e última fase é um treinamento ao qual os candidatos devem ser submetidos.

O debate entre os participantes do processo seletivo acontece em Ribeirão Preto neste sábado, 5, às 14h30, na sede da Associação Comercial e Industrial, localizada na Avenida da Saudade, 834.


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: