Prefeitura de Ribeirão Preto apresenta o texto final do Plano Diretor
A administração municipal recebeu várias opiniões e sugestões para serem incluídas no Plano Diretor

Prefeitura de Ribeirão Preto apresenta o texto final do Plano Diretor

Serão realizadas duas audiências públicas: uma para a equipe do governo e outra aberta à população

Na próxima segunda-feira, 16, no salão Nobre do Palácio Rio Branco, a Prefeitura de Ribeirão Preto apresenta o texto final do projeto de revisão do Plano Diretor, além de toda a prestação de contas dos trabalhos realizados e as contribuições que a população enviou e que foram acolhidas para embasar o texto final.

Serão realizadas duas audiências públicas, sendo a primeira, no período da tarde, exclusivamente para secretários, dirigentes municipais e conselheiros integrantes dos conselhos municipais de gestão da cidade, como os de Urbanismo, Moradia Popular, Meio Ambiente, Saúde, Educação e demais conselhos municipais setoriais. A segunda audiência, aberta ao público, começa às 19h.

O secretário de Planejamento e Gestão Pública, Edsom Ortega Marques, destaca a importância da participação dos ribeirãopretanos na construção do Plano Diretor. “Recebemos diversas opiniões da população de Ribeirão Preto para contribuir com o principal instrumento de gestão sustentável e desenvolvimento da cidade, o Plano Diretor do município”, diz.

Após a finalização do texto, o projeto será enviado para apreciação da Câmara Municipal, que poderá convocar novas audiências.

“Todas as audiências foram filmadas e gravadas, sendo totalmente transparente para a população. Tenho certeza que este Plano Diretor vai ser referência para muitas outras cidades, não só do nosso país, mas do mundo todo”, afirma o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), que orientou para a elaboração do Plano Diretor com total transparência e sintonia com os anseios dos participantes das audiências públicas.

Audiências Públicas

No mês de setembro, foram realizadas seis audiências públicas para discutir o projeto do Plano Diretor. Foram duas exclusivamente para os conselheiros integrantes dos conselhos municipais de gestão da cidade, como os de Urbanismo, Moradia Popular, Meio Ambiente, Saúde, Educação e demais conselhos municipais setoriais e outras quatro abertas à população.

A administração municipal recebeu várias opiniões e sugestões para serem incluídas no Plano Diretor, que contempla o macrozoneamento ambiental urbano e rural, zona especial de interesse social e macrozoneamento urbanístico, transporte e mobilidade urbana, saneamento básico e habitação.

Com a participação da população nas audiências, foi elaborado o texto final do Plano Diretor, bem como ele deve ser aplicado na cidade de forma sustentável, pois é o principal instrumento de planejamento e desenvolvimento de Ribeirão Preto.

Plano Diretor

É parte integrante do processo contínuo de planejamento urbano construído com a participação da população e engloba todo o município. Promove, a partir de ações promovidas por agentes públicos e privados, a melhoria dos serviços públicos e equipamentos urbanos, com a geração de emprego e renda com vistas à igualdade social, à justa distribuição dos investimentos públicos na cidade, à sustentabilidade ambiental, à universalização do acesso à terra urbanizada e bem localizada a todos e à criação de condições de moradia digna.


Foto:

Compartilhar: