PT de Ribeirão Preto terá candidatura própria nas eleições municipais de 2024

PT de Ribeirão Preto terá candidatura própria nas eleições municipais de 2024

Desde 2000, o Partido dos Trabalhadores não chega ao segundo turno na disputa pela Prefeitura

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Ribeirão Preto deverá contar com uma candidatura própria nas eleições municipais de 2024. A deliberação ocorreu em reunião do Diretório realizada nesta segunda-feira, 6.

 

Na mesma reunião, o PT-Ribeirão definiu um calendário para a escolha do candidato ou candidata à Prefeitura: as inscrições dos nomes irão até o dia 22 de novembro. Nesse mesmo dia, às 18h será feito um debate na Sede do Partido entre os inscritos. E no dia 27 deste mês, haverá uma reunião do Diretório que buscará o consenso entre os que pretendem se candidatar à Prefeitura de Ribeirão.

 

"Havendo consenso na Direção do Partido, teremos um nome definido pela instância municipal já em novembro de 2023. Caso contrário, ocorrerão prévias partidárias em que todos os filiados votarão para a escolha do futuro candidato a Prefeito de Ribeirão Preto", declarou a legenda em nota.
 

Especulações

 

A afirmação de uma candidatura própria pode lançar por terra uma possível aliança do partido com a ex-reitora da USP Suely Vilela, que é cotada para concorrer novamente em 2024. 

 

No segundo turno de 2020, contra Nogueira, Suely Vilela recebeu 38% dos votos válidos, totalizando 90 mil eleitores a seu favor. Na ocasião, ela concorreu pelo PSB. Dessa vez, o Partido Verde (PV) estaria cogitando a candidata. A mudança indica uma estratégia de coalização significativa.

 

O Partido Verde faz parte da Federação Brasil da Esperança, encabeçada pelo PT e que ainda abarca o PCdoB. Toda candidatura para prefeito nas próximas eleições, vinda de um desses três partidos, deverá passar pelo crivo da Executiva Nacional do PT. .


Todavia, esse movimento expõe um debate interno no PT ribeirãopretano. Desde 2000, com Antônio Palocci, o Partido dos Trabalhadores não chega ao segundo turno na disputa pela Prefeitura. O mais próximo disso foi em 2004, quando Gilberto Maggioni (PT) recebeu 25% dos votos, ficando com a terceira posição.

 

Em 2020, Antônio Alberto Machado (PT), ficou na sexta posição, com 6,8% dos votos. Petistas mais antigos, que atuaram no auge do partido na cidade durante os anos 1990, sinalizam que seria hora do partido compor uma frente ampla e voltar ao poder, mas não como protagonista. Caso o nome de Suely seja aceito, o PT poderia indicar o vice.

 

Entretanto, caso não se chegue a um consenso quanto a candidatura de Suely, e a decisão tomada em reunião nesta segunda-feira seja mantida, o PT deverá contar, mais uma vez, com uma candidatura própria. No momento, os mais cotados são Antônio Machado, Jorge Roque, Leopoldo Paulino, Ricardo Sobral ou Perla Muller. As vereadores Judeti Zilli e Duda Hidalgo também aparecem no radar da legenda, apesar de Duda já ter declarado que não tem interesse na disputa.
 

 

Leia mais:
Eleições 2024: busca por pré-candidatos em Ribeirão Preto envolve grandes agentes da política nacional
 


Arte: Revide

Compartilhar: