Região metropolitana ganha projeto nesta segunda-feira

Região metropolitana ganha projeto nesta segunda-feira

Solenidade acontece às 10h30 no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo; projeto vai, depois, para a Assembleia Legislativa

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assina na manhã desta segunda-feira, 6, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, o projeto de lei complementar (PLC) que cria a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP).

A solenidade está matracada para as 10h30, na presença de lideranças políticas de Ribeirão Preto e região, incluindo os prefeitos das cidades abrangidas pela RMRP. O projeto segue, depois para a Assembleia Legislativa para ser analisado e votado pelos deputados estaduais.

Como deve ser enviado para votação com pedido de urgência especial, o PLC deve ser votado ainda neste mês, antes do recesso de julho, mas terá que tramitar por cinco sessões antes de receber o aval dos deputados.

Há a possibilidade, mas não garantia, de aprovação até a próxima semana, antes do aniversário de 160 anos de ribeirão Preto, comemorado no dia 19 de junho. Neste caso, o governador já manifestou seu desejo de sancionar a lei no dia do aniversário da cidade.

A data de assinatura do projeto chegou a ser divulgada duas vezes antes por políticos aliados do governador, mas não se concretizou. Inicialmente seria 30 de maio e, depois, 3 de junho, mas ficou para esta segunda.

A criação da RMRP já foi anunciada como a única a ser criada neste ano pelo governo estadual. Os estudos técnicos foram realizados e quatro audiências públicas aconteceram em Ribeirão Preto (2), Jaboticabal e Mococa.

O projeto da região metropolitana prevê a união de 34 municípios com uma população próxima de 1,65 milhão de pessoas. Após a criação, as cidades poderão discutir e reivindicar em conjunto soluções para problemas metropolitanos, que afetem a região.


Imagem: OZ Produtora / Divulgação

Compartilhar: