Resultado do segundo turno da eleição deverá sair até às 20h em Ribeirão Preto

Resultado do segundo turno da eleição deverá sair até às 20h em Ribeirão Preto

Segundo juiz eleitoral, problema que acarretou a demora da apuração no primeiro turno não deve ocorrer neste domingo, 29

Até o momento, segundo o juiz eleitoral Sylvio Ribeiro Neto, da 305ª zona eleitoral, não houve ocorrências graves relacionadas às eleições 2020 para a prefeitura de Ribeirão Preto no município. De acordo com o juiz, apenas uma urna eletrônica precisou ser substituída na cidade, mas nada que tenha causado prejuízo ao processo eleitoral.

“Até esse momento, os trabalhos saíram muito bem. Às 6h foi sorteado uma urna para passar por auditoria, que foi acompanhada por um grupo de pessoas, e às 7h já demos início aos trabalhos no município. Uma urna na escola Cordélia Ribeiro Ragozo precisou ser substituída, mas nada que tenha causado algum prejuízo. É uma ocorrência que a gente já espera, foi feito a substituição por outra rapidamente, pois já contamos com algumas reservas para casos como este”, explica o juiz.

Sobre o resultado desse segundo turno, Ribeiro Neto diz que até as 20h a cidade já deverá ter a decisão sobre o novo prefeito. “O que aconteceu no primeiro turno, fugiu à regra. Não é algo que está previsto para esse turno, até porque a gente precisa lembrar que no primeiro todos os municípios haviam enviado as apurações para o TSE, além de também termos mais candidatos concorrendo. Nas últimas semanas, foram feitos testes para não ocorrer mais problemas como aquele. Então, até as 20h já devemos ter esse resultado”, comenta.

Abstenção

No primeiro turno, Ribeirão Preto teve abstenção recorde, de 34%, segundo o TSE, 143,3 mil eleitores não votaram. Neste turno, o juiz acredita em uma redução.

“Eu, particularmente, tenho uma visão sobre isso. Acredito, que no primeiro turno, por conta da pandemia, as pessoas estavam mais receosas, pois não tinham muita noção de como funcionaria os protocolos de saúde, que estão sendo seguidos nessas eleições. Agora, que já ouviram amigos, vizinhos e familiares falando sobre essa segurança e tranquilidade, é esperado que essas pessoas que não foram no primeiro turno, votem nesse. Por isso, espero que haja uma redução na abstenção”.


Arte Revide

Compartilhar: