Vereador recua e retira crítica a Papai Noel gay da Noruega

Vereador recua e retira crítica a Papai Noel gay da Noruega

Vereador André Rodini (Novo) declarou que teve um "reposicionamento de entendimento" sobre o caso

O vereador André Rodini (Novo) solicitou a derrubada da moção de repúdio aos Correios da Noruega pelo comercial com o Papai Noel gay. O requerimento protocolado na Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto, nesta quinta-feira, 2, argumenta que o parlamentar teve um "reposicionamento do entendimento".

Como a moção ainda estava em fase de trâmite interno na Casa, ela pôde ser suspensa antes de ser enviada. Durante o dia, a reportagem da Revide tentou contato com o vereador, mas não obteve retorno. 

Funcionários da Câmara declararam que o vereador pretendia pagar os custos do envio da correspondência à Noruega com recursos próprios. O caso, contudo, repercutiu em diversos veículos em todo o país de forma negativa. 

Derrubada

O requerimento para a derrubada da moção foi aprovado na sessão desta quinta-feira. Foram 14 votos a favor. Votaram pela derrubada, inclusive, vereadores que haviam se posicionado favoráveis, na última terça-feira.

Votaram a favor da retirada da moção:  Elizeu Rocha (PP), Gláucia Berenice (DEM), Jean Corauci (PSB), Franco Ferro (PRTB), Bertinho Scandiuzzi (PSDB), Judeti Zilli (PT), França (PSB), Marcos Papa (CID), Duda Hidalgo (PT), Matheus Moreno (MDB), Maurício Vila Abranches (PSDB), Ramon Todas as Vozes (PSOL) e Renato Zucoloto (PP), além do próprio Rodini. 

Entenda o caso

A Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto aprovou, naterça-feira, 30, uma moção de repúdio aos Correios da Noruega pela veiculação de uma propaganda em que o Papai Noel beija um homem. De autoria do vereador André Rodini (Novo), a moção também foi endereçada ao portal de notícias G1 por veicular a propaganda. 

A peça publicitária celebra os 50 anos do fim da lei que proibia o casamento homoafetivo na Noruega. A campanha chamada de “Quando Harry Conhece Noel”, mostra como Harry, um homem gay,  encontra acidentalmente Noel em sua casa na véspera de Natal. (Veja o vídeo completo ao final da matéria).

"Eles poderiam ter utilizado Odin, Thor, qualquer outro mito da religião nórdica. O Papai Noel não é mais uma representação cristã, ele é uma representação universal. Na cabeça das crianças, ele representa o lúdico. [...] O Papai Noel é uma das poucas lendas universais que prega a meritocracia. Se você respeitar as pessoas, receberá um mimo no final do ano", argumentou o vereador.

Figuras como Odin e Thor, citadas por Rodini, integram a mitologia nórdica, cultuada naquela região do norte da Europa antes da ascensão  da Igreja Católica. A Noruega é um país de maioria luterana protestante. "O Papai Noel não tem que sair do armário! Ele que tem que descer pela chaminé", acrescentou Rodini


Foto: Revide

Compartilhar: