Especialização na palma da mão

Especialização na palma da mão

Crescimento de cursos EaD dispara nos últimos anos e pós-graduação ganha destaque

Especialização na palma da mão

Apesar do cenário instável, especialistas apontam a retomada da economia nos próximos semestres, situação que deve favorecer, ainda mais, o setor de educação, em especial, a educação a distância. Mercado aquecido, aumento do consumo e novas oportunidades de emprego. Por mais que pareça clichê, os mais bem preparados continuarão se destacando no mercado.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Semesp (Associação Profissional das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), no início deste mês de junho – houve um crescimento contínuo do ensino a distância, com projeções otimistas que alcançam o patamar de 9,8% de aumento no número de matrículas para este ano. Segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil, entre 2019 e 2020, as matrículas nos cursos de pós-graduação lato sensu cresceram 9,5% na rede privada.

Segundo o pró-reitor acadêmico e também coordenador geral de Pós-graduação do Claretiano – Centro Universitário, Prof. Dr. Luis Cláudio de Almeida, a procura por cursos de especialização, na instituição, tem seguido o crescimento contínuo apontado pelo estudo do Semesp.

“Acredito que as pessoas começaram a buscar mais pela especialização prevendo cenários futuros mais positivos. Embora alguns setores da economia estejam em dificuldade, outros se expandem nos âmbitos da gestão, agroindústria, negócios, tecnologia e alimentação”, afirma.

Prof. Dr. Luis Cláudio de Almeida, pró-reitor acadêmico do Claretiano e coordenador geral de pós-graduação. Foto: Fanny Victória da Silva

Há mais de 15 anos – dos 50 de história – atuando na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade a distância (EaD), o Claretiano se diferencia no mercado educacional brasileiro como uma instituição sólida, que preserva um modelo de ensino pautado na formação humana.

Tecnologia – As novas tecnologias aplicadas à educação a distância, em conjunto com a legislação vigente, possibilitaram uma maior agilidade na formação, com a conclusão dos cursos de pós-graduação em até cinco meses, e totalmente on-line.

Já é uma realidade na instituição a inovação metodológica em ambientes virtuais com formas diferenciadas de aprendizagens colaborativas; a utilização de materiais didáticos dinâmicos com recursos de inteligência artificial; e uma maior conexão com o mundo do trabalho, substituindo, por exemplo, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por outras formas de iniciação científica aplicadas aos projetos de intervenções e produções profissionais ligadas às disciplinas específicas, na forma Trabalhos de Conclusão de Disciplinas (TCD).

De modalidade desconhecida a modelo consolidado de ensino. A educação a distância reúne uma série de requisitos que devem ser analisados, com critério, na hora da escolha de uma instituição de ensino, entre eles, a análise do projeto pedagógico, o corpo docente, o material didático, a infraestrutura tecnológica, além da qualidade dos cursos ofertados, ambos validados pelos credenciamentos obtidos junto ao Ministério da Educação (MEC) e, encontrados no projeto educacional do Claretiano.

Claretiano – Centro Universitário, em Batatais (SP)
Endereço: Rua Dom Bosco , 466 - Castelo
CEP: 14300-172, Batatais/SP
Central de Atendimento e WhatsApp: (16) 3660 -1777
De segunda a sexta, das 8h às 22h; e aos sábados, das 8h às 12h
Acesse: www.claretiano.edu.br

 

 


Fotos: Divulgação

Compartilhar: