Fatec Ribeirão Preto está com inscrições abertas para o vestibular do 2º semestre

Fatec Ribeirão Preto está com inscrições abertas para o vestibular do 2º semestre

A instituição, que está entre as principais de Ensino Superior do Estado de São Paulo, conta com três opções de graduações

Fatec Ribeirão Preto está com inscrições abertas para o vestibular do 2º semestre

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza estão entre as principais instituições de Ensino Superior gratuito do Estado de São Paulo.

Divididos em dez eixos tecnológicos, os cursos atendem aos mais variados segmentos econômicos, desde os mais tradicionais até as chamadas carreiras emergentes ou “profissões do futuro”.

Os tecnólogos formados nas Fatecs são preparados para responder com agilidade às transformações do mercado de trabalho em função do sólido conhecimento adquirido nas salas de aula e em modernos laboratórios, sob a orientação de professores que atuam diretamente no setor produtivo.

Criada em julho de 2015, a Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto iniciou suas atividades oferecendo o curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), trabalhando em parceria com o Arranjo Produtivo Local de produção de softwares que existe na cidade, o PISO – Polo Industrial de Softwares.A instituição está entre as melhores do Estado de São Paulo

Em agosto de 2017 foi implantado o curso de Tecnologia em Gestão de Negócios e Inovação – GNI, tendo como base pesquisas realizadas junto a empresas e instituições da cidade, como a Ciesp-RP, a Associação Comercial (ACIRP) e o escritório local do Sebrae.

Em agosto de 2018 foi implantado o curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, embasado no Parque Tecnológico existente na cidade, que conta também com o APL da Saúde, agregando 200 empresas na região administrativa de Ribeirão Preto, empregando mais de 5 mil pessoas.

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas cria, projeta, desenvolve e configura programas, softwares e sistemas para inúmeras empresas.  Faz auditoria de sistemas para avaliar possíveis erros e falhas. Além disso, o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas está apto a prestar consultoria e desenvolver pesquisas.

O profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em empresas públicas ou privadas, instituições financeiras, consultorias, terceiro setor, empresas especializadas em Tecnologia da Informação (TI), indústrias etc.

Os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Ribeirão Preto podem participar gratuitamente dos cursos oferecidos pela Cisco Networking Academy, multinacional que oferece certificações internacionais aos estudantes da Fatec. Além disso, a Fatec Ribeirão Preto é credenciada pela Oracle Academy a qual oferece às instituições e seus educadores acesso à tecnologia e software de classe mundial, currículo especializado, materiais para ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional, recursos para certificação profissional Oracle e riquíssimos recursos de sala de aula para seus alunos.

CURSO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

Os profissionais formados em Gestão de Negócios e Inovação estão aptos a atuar em empresas de qualquer setor no desenvolvimento de novos serviços e produtos, na identificação de oportunidades de negócio, na formulação de propostas para obtenção de recursos para financiamento de projetos, na elaboração de propostas inovadoras de negócios e no fomento à utilização de novas tecnologias nos processos. Nas empresas, também podem atuar como gestor em departamentos administrativos.

Porém, como o curso forma profissionais para o empreendedorismo, a ideia é que o tecnólogo crie sua própria empresa. Por exemplo, uma startup, empresa pequena, geralmente na área de tecnologia, que utiliza um modelo de negócio inovador e de baixo custo, mas com possibilidades promissoras de lucro. Pode ainda desenvolver um negócio em qualquer área da economia, inclusive, no terceiro setor. O empreendedorismo é uma opção de carreira. Ao abrir sua própria empresa, o profissional cria um emprego de acordo com suas habilidades, seu ritmo e seus objetivos. Além disso, uma empresa nova oferece novos postos de trabalho para o mercado.

CURSO DE SISTEMAS BIOMÉDICOS

O tecnólogo em Sistemas Biomédicos planeja, implanta, gerencia e mantém equipamentos clínicos e médico-hospitalares, como respirador artificial, monitores, desfibrilador etc, além de ser responsável, por exemplo, por checar os equipamentos que serão utilizados durante um procedimento médico. Também pode compor a equipe que atuará durante uma cirurgia.

Cabe ao profissional supervisionar e coordenar equipes de manutenção, assessorar a aquisição de equipamentos, orientando quanto às especificações técnicas; executar a instalação e fornecer treinamento para os usuários dos aparelhos. Nos fabricantes dos equipamentos médico-hospitalares, está apto para atuar na elaboração de projetos de produtos e na assistência técnica. Pode trabalhar ainda como vendedor técnico. A área de equipamentos médicos é ampla no Brasil, com poucos profissionais e mercado de trabalho promissor.

Podemos citar, como possibilidade de atuação para os profissionais da área, hospitais, clínicas, laboratórios, fabricantes e distribuidoras de equipamentos hospitalares e órgãos públicos.  É possível, também, abrir um negócio próprio, como uma empresa para revenda ou manutenção de equipamentos.

FORMA DE INGRESSO NA FATEC

A faculdade conta com uma estrutura completa para os alunos

As inscrições para o Vestibular das Fatecs são semestrais.  As inscrições para o vestibular do 2º semestre de 2021 terminam às 15h do dia 11 de junho e devem ser realizadas, exclusivamente, pelo site www.vestibularfatec.com.br. O manual do candidato, com todas as informações necessárias para a realização da inscrição, encontra-se em https://www.fatecrp.edu.br/calendario-vestibular/.  A taxa de inscrição é R$ 39,00. Devido à pandemia, o processo seletivo será realizado pela análise do Histórico Escolar.

Alunos A Fatec Ribeirão Preto oferece 40 vagas no período da manhã e 40 vagas no período da noite, para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.  E o curso de Sistemas Biomédicos e o curso de Gestão de Negócios e Inovação são ofertados no período noturno, com 40 vagas em cada um deles.  Para saber mais sobre os cursos, acesse: https://www.fatecrp.edu.br/


Fotos: Divulgação

Galeria de imagens

Compartilhar: