Na Serra Gaúcha, Kurotel é opção para ribeirãopretanos em busca de mais saúde e bem-estar
Equipe capacitada acompanha os hóspedes e garante tratamento de qualidade

Na Serra Gaúcha, Kurotel é opção para ribeirãopretanos em busca de mais saúde e bem-estar

Em Gramado (RS), a 100 km de Porto Alegre, o espaço se consolida como um empreendimento que reúne em um só lugar um spa e um centro médico de longevidade

Há 36 anos, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa auxilia na cura de doenças e na recuperação de problemas de saúde, mas também ajuda no desenvolvimento de hábitos de vida mais saudáveis que precisam ser contínuos e vão muito além da hospedagem temporária. Essa filosofia do centro de longevidade inclui a dieta alimentar, a rotina de exercícios físicos, as práticas de meditação, de higienização do sono, as massagens e os procedimentos estéticos. Esse processo começa com consultas médicas que fazem uma avaliação total do hóspede, sempre objetivando a prevenção. Os métodos e os procedimentos adotados pelo Kurotel já renderam matérias em publicações nacionais e internacionais especializadas e de interesse geral. Jornais como o espanhol “El País” veicularam reportagens sobre essa filosofia de vida implantada pelo fundador, o médico Luiz Carlos Silveira, em 1972. Há mais de três décadas, o médico vislumbrou que o tratamento de uma pessoa não pode ser dividido em partes, com a separação da clínica física e mental. Desde que decidiu iniciar o empreendimento, o médico, que publicou um livro sobre cuidados com saúde, sempre considerou uma etapa fundamental desse processo a conversa entre o profissional e o paciente.

Muitas celebridades e pessoas de todas as regiões do Brasil recorrem aos tratamentos e procedimentos estéticos que são ajustados de acordo com as necessidades de cada pessoa, que logo na chegada passa por uma avaliação médica e por consultas com uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, esteticistas, educadores físicos, instrutores de meditação e ioga. Uma das marcas registradas é o atendimento personalizado e humanizado, em qualquer uma das dependências do centro médico, instalado em uma área de 23 mil m². 

Para aprimorar o atendimento e oferecer mais conforto aos hóspedes, recentemente, o Kurotel passou por uma ampliação de 1.865m² que contou com investimento de R$ 6 milhões. Agora, o Centro Médico abriga 20 novos apartamentos de 60m² divididos em dois pavimentos com um total de 55 acomodações. “Esses 20 apartamentos, integrados à infraestrutura já existente, permitem uma inovação na parte de serviços, melhorias no atendimento dos clientes com mais mais conforto e comodidade. Os principais diferenciais das novas acomodações são o espaço interno, a localização, a integração com a natureza e diferentes decorações que buscam agradar ao estilo de cada cliente, com todos os equipamentos necessários para proporcionar conforto e bem-estar” afirma Luís Cusin, diretor executivo do Kurotel.

O projeto foi concebido respeitando as características do conjunto já existente, acrescentando elementos de arquitetura contemporânea, levando em conta a sustentabilidade. “A partir de agora, além da estrutura hoteleira edificada em 1982 que mantém a tradição e a história do Kurotel, soma-se a ela uma opção moderna e atualizada com conceitos internacionais de hospedagem denominada Ala Contemporânea”, explica o diretor. O novo espaço se preocupou também em contemplar a acessibilidade das pessoas, os cuidados com a acústica, o desempenho térmico e eficiência energética com melhor aproveitamento da luz solar e da água da chuva, objetivando maior conforto e segurança. “A ampliação do número de apartamentos também permite a oferta de programas especiais para executivos que podem associar as atividades profissionais em grupo aliado aos programas de bem-estar. As famílias também podem desfrutar das atividades físicas, de lazer e de relax. Vínhamos notando que o mercado estava receptivo a esse tipo de serviço diferenciado”, comenta Luís Cusin. A construção proporciona conforto térmico, isolamento acústico e o aconchego característico da Serra Gaúcha.

O médico Renato Kalil, que faz parte da equipe que avalia o estado clínico dos hóspedes logo na chegada, observa que as pessoas precisam se colocar no centro dos cuidados e não transferir essa responsabilidade para estruturas de saúde, para os médicos, para os exames, remédios ou rotinas de check up. “O próprio indivíduo precisa ser gestor da sua saúde e dos cuidados que precisa tomar. Necessita correr atrás dos cuidados que serão determinantes para uma vida saudável e longeva”, afirma Renato. 

A centro médico do Kurotel está preparado para atender pacientes com necessidades de saúde específicas. Todos os hóspedes que chegam passam por uma avaliação médica que inclui análise dos exames médicos, do histórico familiar, da genética e dos hábitos de vida. “Somos seres biopsicossociais, indivíduos complexos, pautados e moldados pela nossa mente e pelo nosso cérebro. Não basta apenas diminuir a ingestão de calorias e gastar mais. Dia após dia, é preciso cuidar das emoções, uma tarefa árdua, num mundo que anda em ritmo acelerado. As pessoas precisam ter cuidado para não serem reféns da própria mente” explica Renato Kalil, acrescentando que no Kurotel, desde a chegada do hóspede, há uma preocupação em realizar uma avaliação integral para que os tratamentos e as atividades contemplem todas as dimensões da vida humana.  

Avaliação médica inclui análise dos exames médicos, do histórico familiar, da genética e dos hábitos de vida

O centro médico desenvolve programas específicos de emagrecimento, antitabagismo e antiestresse. Prepara pessoas que se submeterão a tratamento oncológico ou que se recuperam de intervenção cirúrgica. Um dos programas que mais chamam a atenção é o da memória que estimula a capacidade cognitiva e de atenção. “Por conta da vida acelerada, nunca se falou tanto em meditação, em ouvir o próprio silêncio. O mundo inteiro está discutindo o estilo de vida. Os problemas decorrentes dessa correria podem refletir na saúde do indivíduo e da família. Por isso, essa consciência, essa reflexão e essa atenção total são muito importantes”, explica Renato Kalil.  

Para quem gosta de praticar esportes existem treinamentos que melhoram a performance, aumentando a quantidade de massa magra e reduzindo o percentual de gordura. A clínica possui um equipamento que realiza avaliação corporal por imagem. Na filosofia do Kurotel, concebida pelo fundador, Luiz Carlos Silveira, a tecnologia se une ao conhecimento científico, sem esquecer da Medicina e de um conhecimento humanizado. A gastronomia de alto padrão, que proporciona refeições completas e equilibradas com todos os nutrientes, complementa esse atendimento integral de saúde. Para as pessoas que necessitam perder peso são oferecidas dietas apropriadas com o fracionamento de seis refeições durante o dia, associadas com atividades físicas, terapias e massagens relaxantes. Mais informações podem ser obtidas em www.kurotel.com.br.

Atividades aproveitam a função terapêutica da água

Saúde Focada 

O complexo de saúde e de longevidade oferece oito programas de saúde focada: Emagrecimento e Fitness, Controle do Estresse e Ansiedade, Longevidade Saudável, Detox Tabaco, Kinder Kur, Pós-Câncer, Pré ou Pós -Operatório e Memória. Outras opções são Kur Relax e Spa, Kur Corporativo e a Revisão Clínica. Nesse programa, depois de três meses, o cliente é incentivado a voltar por três dias, em uma revisão especial para verificação clínica e retomar as atitudes saudáveis, objetivando alcançar o resultado desejado. 

Programas para diminuir o estresse e aliviar as tensões

Redução de Medidas 

Cristiane Barcelllos, gerente do Spa e da Clínica, informa que a equipe é formada por esteticistas, massoterapeutas e profissionais que operam os aparelhos que estimulam o metabolismo para a redução de medidas. Uma novidade é a última geração do Vela Shape, um aparelho que desde a primeira versão revolucionou os equipamentos estéticos, pois vem dotado com três tecnologias: infravermelho, a radiofreqüência e a pressão à vácuo. Diferente da última versão que fazia o esvaziamento, essa nova versão destrói a célula de gordura. Junto com outros aparelhos, os resultados podem ser potencializados. Os benefícios são estéticos e a redução de medidas e da gordura visceral localizada entre os órgãos.  

 Massagem Epicrânia

Aplicada na cabeça, na pele e nos pés, ajuda na circulação e a melhorar a qualidade do sono. Tem duração de 25 minutos e serve para retirar a tensão da face, do couro cabeludo e da cabeça.  

Massagens estimulantes complementam os tratamentos

Treino Metabólico

Novidade do programa de emagrecimento, o treinamento potencializa a redução da gordura e aumenta a massa muscular do corpo em pouco tempo. O treino metabólico é uma metodologia exclusiva desenvolvida pelo Kur que alia alta tecnologia e fisiologia do exercício.  

Wellness Corporation

Iniciado em março de 2018, o programa é direcionado para executivos com programas de no mínimo três dias com grupos de pelo menos oito pessoas. As palestras e os encontros com especialistas incluem temas profissionais e relacionados à saúde. A alimentação pode ser personalizada para o grupo. 

Semana das famílias

Os cuidados com a saúde devem começar desde cedo e por isso foram criados programas, em três datas específicas, para atender às famílias com crianças e adolescentes. Esses programas abordam a longevidade e estilo de vida saudável de forma leve e lúdica. Em alguns períodos do ano são oferecidos programas infantis levando em conta a saúde e o bem 


Foto: Divulgação

Compartilhar: